Cariacica/Viana e Cachoeiro na Festa da Penha

A Festa de Nossa Senhora da Penha este ano em formato virtual já está no seu terceiro dia. Diariamente são celebradas duas missas, uma às 16h e outra às 20h e a presidência destas, é respectivamente, feita pelos padres das áreas pastorais da Arquidiocese de Vitória e bispos das dioceses da Província Eclesiástica do Espírito Santo (Arquidiocese de Vitória e Dioceses de São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina).
As missas estão sendo transmitidas pelas redes sociais e não contam com presença de público devido às restrições da pandemia.
No dia de hoje já foi rezado o terço e, também, feita a consagração a Nossa Senhora ao meio-dia. Às 16h a missa será concelebrada por dois padres da área pastoral Cariacica/Viana, pe. Ronaldo Rosa de Oliveira que presidiu e pe. Hadeleon Santana que fez a homilia, e a das 20h será presidida por dom Luiz Fernando Lisboa, bispo de Cachoeiro de Itapemirim.
Conversamos com pe. Hadeleon para saber como foi a preparação, mobilização da área pastoral para participar pelas redes sociais e como ele se preparou para representar junto com pe. Ronaldo toda a área pastoral. Ele começou dizendo que pretende “Rezar por todos os capixabas e pelo Brasil. A missa é por excelência um momento de oração, então tenho pedido a Deus a graça de poder levar para as pessoas uma palavra de esperança. Queremos que amanhã através da pregação consigamos chegar ao coração do nosso povo com uma palavra de esperança que venha na contramão de tudo aquilo que temos experimentado durante a pandemia”.
Fica difícil imaginar como a área pastoral consegue manter vivo nas pessoas o sentimento de se sentirem ali aos pés de Nossa Senhora, como faziam com muita devoção. Mas pe. Hadeleon disse que os padres têm motivado as paróquias em todas as missas transmitidas pelas redes sociais e acrescentou: “o fato das pessoas acompanharem pelas redes sociais, dois padres de sua área pastoral celebrando no Convento já faz com que o povo participe e se emocione. Olhar para o altar e ver ali do lado a imagem de Nossa Senhora da Penha fará com que os cariaciquenses sintam a mística que está no coração dos devotos de Nossa Senhora da Penha. Só de olharmos para o Convento, imediatamente o nosso coração é transportado para Nossa Senhora. E eu creio que será assim a nossa Celebração, um momento de muita graça para mais uma vez fazermos essa experiência do olhar de Nossa Senhora que nos envolve.
E o padre como se preparou para representar a área pastoral pela primeira vez? “Tenho me preparado tentando estar sensível à dor do povo neste momento e também para levar com leveza e simplicidade a Palavra de Deus aos nossos fiéis”.
“Estarei ali juntamente com padre Ronaldo representando os padres da área pastoral Cariacia/Viana e porque não dizer os padres de todo o nosso Estado e todos os devotos de Nossa Senhora da Penha”.
Lembrando a criatividade e o empenho com que a área pastoral Cariacica/ Viana sempre participou, chegando a fazer um manto que cobriu todo o Campinho derramando sobre os fiéis as bênçãos de Nossa Senhora, dá para juntar-se a eles e participar deste 3º dia do Oitavário pedindo a Nossa Senhora das Alegrias que derrame suas graças e nos permita a volta da alegria e do encontro.
Programação:
Terça – 06 de abril
• 16h – Missa do Terceiro Dia do Oitavário (pe. Ronaldo Rosa de Oliveira e pe. Hadeleon Santana).
• 18h – Programa Salve Mãe das Alegrias
• 20h – Missa da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (dom Luiz Fernando Lisboa)
Quarta – 07 de abril
• 06h – Bênção do dia (TV Gazeta)

• 12h – Terço/Consagração

• 16h – Missa Quarto Dia Oitavário – (Pe. Hermindo e Pe. Pierre, área pastoral Benevente)

• 18h – Programa Salve Mãe das Alegrias, participação do cantor Diego Lyra

• 20h – Missa Quarto Dia Oitavário (Dom Décio, bispo emérito da diocese de Colatina)

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
segunda-feira 5 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Segundo Dia Oitavário
terça-feira 6 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Terceiro Dia Oitavário
quarta-feira 7 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Quarto Dia Oitavário
quinta-feira 8 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Quinto Dia Oitavário
sexta-feira 9 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Sexto Dia Oitavário
sábado 10 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Sétimo Dia Oitavário
domingo 11 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Oitavo Dia Oitavário
Nenhum evento encontrado!