Carlo Acutis: um modelo de santidade na era digital

1 outubro, 2020

ASSIS, 01 out. 20 / 12:30 pm (ACI).- No dia 1º de outubro foi aberto o túmulo de Carlo Acutis, o adolescente italiano que será beatificado no sábado, 10, e cujo corpo parece não ter sofrido a decomposição dos anos; porém, pode-se dizer que é um corpo incorrupto?

 

Carlo, chamado de ciberapóstolo da Eucaristia, faleceu aos 15 anos, em 2006, de leucemia. Com a abertura de seu túmulo a poucos dias de sua beatificação em Assis (Itália), foram divulgadas imagens do corpo do adolescente, vestido de calça jeans e casaco de moletom, e com um terço nas mãos.

 

O estado de conservação de seus restos mortais levou muitas pessoas a afirmarem nas redes sociais que se trata de um corpo incorrupto.

 

No entanto, em declarações recentes à ACI Prensa/EWTN, o reitor do Santuário do Despojamento, em Assis, Pe. Carlos Acácio Gonçalves Ferreira, explicou que o corpo de Acutis “está em um estado muito íntegro, não intacto, mas íntegro. Conserva todos os órgãos”.

 

Indicou que “Já fizeram trabalhos sobre o rosto, mas é bonito que pela primeira vez na história será possível ver um santo vestido de calça jeans, tênis e moletom. Isso é uma grande mensagem”. “Podemos sentir sua santidade não como uma coisa distante, mas como algo ao alcance de todos porque o Senhor é o Senhor de todos”, expressou.

 

Os fiéis podem venerar seu corpo

 

O Santuário do Despojamento em Assis permanecerá aberto de 1º a 17 de outubro, das 8h15 às 22h e em 9, 10 e 11 de outubro até 00h00 para permitir que os numerosos fiéis devotos de Carlo possam venerar seus restos mortais.

 

No dia 2 de outubro, duas exposições de Carlo Acutis serão inauguradas na Catedral de San Rufino e na de Santa Maria dos Anjos: a dos “Milagres eucarísticos” e a das “aparições marianas”.

 

À tarde, haverá um evento online dedicado aos jovens com o título: “Bem-aventurado: na escola da felicidade com Carlo Acutis” realizado pela pastoral juvenil regional.

 

No dia seguinte, alguns bispos italianos farão uma visita às 21h ao Santuário do Despojamento para venerar o corpo de Carlo Acutis.

 

Na segunda-feira, 5 de outubro, a mãe de Carlo Acutis dará seu testemunho junto com alguns amigos próximos de Carlo. A reunião será moderada pelo diretor da assessoria de imprensa do Santo Convento, Pe. Enzo Fortunato.

 

No dia 9 de outubro, vigília da Beatificação, será realizada em Santa Maria dos Anjos uma vigília de oração, animada pela pastoral juvenil diocesana e com a presença do Bispo Auxiliar de Milão, Dom Paolo Martinelli e do Presidente da Conferência Umbra Episcopal, Dom Renato Boccardo.

 

À noite, Assis será uma “cidade eucarística” porque haverá momentos de adoração em várias igrejas do centro histórico.

 

No sábado, dia 10 de outubro, será a Cerimônia de Beatificação que poderá ser acompanhada por telões em diversos pontos da cidade e pelas redes sociais.

 

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz para ACI Digital

 

Veja também:

 

Antonia Salzano – Mae de Carlo Acutis fala sobre exposição do corpo e a beatificação

 

 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

domingo 5 dezembro
terça-feira 7 dezembro
quarta-feira 8 dezembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por