Proteção e cuidado
Fundada em 1996, a Casa Sagrada Família está localizada em uma chácara em Retiro do Congo, Vila Velha, e oferece acolhimento às crianças de 0 a 2 anos de idade, que foram afastadas do convívio familiar por meio de medida protetiva em função de abandono ou da impossibilidade temporária das famílias de oferecer cuidado e proteção.
O acolhimento – feito de modo temporário até que as crianças possam voltar para suas famílias ou serem adotadas – passou a ser realizado a partir de 2016. Antes disso, o espaço abrigava crianças órfãs ou vítimas de negligência doméstica portadoras de HIV/Aids. Contudo, devido à ampliação dos tratamentos e do conhecimento da sociedade em relação à doença, entendeu-se que não seria mais necessário um espaço voltado especificamente para tal finalidade.
Mantida pela Casa Epifania, a Casa Sagrada Família realiza um trabalho em conjunto com a rede estadual de saúde (médicos, agentes da saúde e psicólogos para atendimento de casos individuais) e com a equipe técnica do Juizado da Infância e Juventude de Vila Velha, verificando as reais possibilidades de reintegração familiar das crianças acolhidas.