Casais unidos pelo ECC

Encerrando as matérias especiais sobre a Semana da Família, o tema de hoje é o Encontro de Casais com Cristo. O serviço foi implantado na Arquidiocese de Vitória no mês de abril de 1982, quando o seu criador – padre Alfonso Pastore – era pároco da Paróquia São Pedro, da Praia do Suá. Atualmente são 69 paróquias, entre as 90 existentes, que tem o ECC em funcionamento.

Conhecido como um serviço escola, é a partir dele que muitos casais se sentem tocados e despertam para viver melhor o sacramento do matrimônio alinhado aos trabalhos na Igreja. O Encontro de Casais com Cristo acontece em três etapas e cada uma delas tem um sentido: o de 1ª etapa é evangelizador e missionário; o de 2ª é catequético e o de 3ª transformador. Desde sua implantação até o final do ano passado, mais de 40 mil casais já haviam passado pela experiência: 35.468 na 1ª etapa, 7.531 na 2ª etapa e 1.920 na 3ª etapa.

Na Arquidiocese de Vitória, a cada ano acontecem cerca de 70 encontros de 1ª etapa (a nível de paróquia); 15 encontros de 2ª etapa (a nível de setor) e 2 encontros de 3ª etapa (a nível de Arquidiocese). O casal arquidiocesano responsável pelo ECC é Luciene Rocon Cypriano – chamada de Preta e Valber Luís Cypriano, o Valbinho.

Se você já ouviu falar sobre o ECC alguma vez na vida pode ter despertado uma curiosidade sobre o que acontece lá. Isso ocorre porque existe uma espécie de “segredo” sobre as ações desenvolvidas nos 3 dias de encontro, apenas revelado aos encontristas. Segundo Preta o sigilo é importante para o desenvolvimento do processo:                   

“A primeira etapa é para despertar os casais. Então o que acontece lá não deve ser divulgado para que os casais tenham curiosidade de fazer, pois a partir do momento que eles vão, eles são tocados e se for uma coisa muito aberta não vão querer conhecer. E as surpresas que acontecem dentro do encontro tocam cada casal dentro da sua realidade. E se eles chegarem já sabendo tudo que vai acontecer, não vão ter muito interesse e não terão a emoção da surpresa.”    

Para participar do ECC, a coordenadora explica que antigamente os casais eram indicados pelos chamados “padrinhos”. Mas hoje diante de tantas comunidades e a dificuldade de conseguir casais dispostos a participar do encontro, as paróquias estão liberadas para anunciarem em suas redes sociais e nas missas a abertura de pré-inscrições. Os critérios para um casal fazer o

Encontro de Casais com Cristo é ter o Sacramento do Matrimônio ou não possuir nenhum impedimento para tê-lo.

A organização do ECC na Arquidiocese acontece a nível setorial e por área pastoral. Em Vitória existe o Setor Ilha que abrange 6 paróquias e o setor Praia que possui 5 paróquias. Já na área Serra/Fundão são 5 paróquias no setor I, 6 paróquias no II e 3 paróquias no III. Cariacica/Viana tem 3 paróquias no setor I, 5 paróquias no setor II e 4 paróquias no setor III. Na área Benevente são 6 paróquias no setor I e 3 paróquias no setor II. Na área Vila Velha são 5 paróquias no setor I, 4 no setor II e 6 no setor III. 

https://youtu.be/OZIWFi9xnW4

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
segunda-feira 5 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Segundo Dia Oitavário
terça-feira 6 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Terceiro Dia Oitavário
quarta-feira 7 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Quarto Dia Oitavário
quinta-feira 8 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Quinto Dia Oitavário
sexta-feira 9 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Sexto Dia Oitavário
sábado 10 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Sétimo Dia Oitavário
domingo 11 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Oitavo Dia Oitavário
Nenhum evento encontrado!