Catequese em casa

Os coordenadores de catequese das áreas Pastorais da Arquidiocese criaram um grupo de whatsapp para compartilhar experiências e buscar caminhos para a catequese em tempos de pandemia.

Os desafios são muitos e transformar os encontros de catequese tradicionais em encontros virtuais ainda está longe de ser realidade por aqui.

Iniciativas novas, contudo estão surgindo e algumas até resgatam valores essenciais da fé como a oração em família. Dejacy Grampinha, a Deja, coordenadora da catequese da paróquia São Lucas e representa a área de Vila Velha na comissão de catequese, enviou a sugestão da coroação de Nossa Senhora para ser feita em família, nesta semana. Essas e outras atitudes podem e devem provocar um envolvimento maior das famílias com a catequese. 

Mas como está funcionando o grupo dos coordenadores? Quem explica é Deja. Segundo ela o propósito é manter diálogo sobre como caminhar, “os desafios são muitos”, disse, mas “sugerimos sites e lives que possam ajudar nossos catequistas neste momento”. Deja respondeu a duas perguntas:

1. O que já surgiu de iniciativas no grupo e foi importante?

O que surgiu de importante foi uma reflexão de que temos muitas dificuldades, assim como nossos catequistas em utilizar ferramentas tecnológicas. Falta-nos recursos. Pensamos em montar vídeos com os encontros, mas daí vem o questionamento, será que em todas as comunidades nossos catequizandos terão acesso? Sabemos que temos realidades bem diferentes. Tem paróquia que prepara o material do encontro e a família pega na secretaria paroquial. A grande maioria utiliza o whatsap. E, também alguns enviam momentos celebrativos e atividades.

2. O que essa experiência no grupo lhe trouxe de benefício?

O benefício pessoal foi conhecer mais de perto as realidades de nossa Arquidiocese. As sugestões também me auxiliaram na orientação das catequistas na paróquia onde atuo. Trouxe-me, também, uma inquietação muito grande, não estamos preparados para a era tecnológica. Precisamos de um canal de comunicação mais abrangente em nossas paróquias.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
segunda-feira 5 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Segundo Dia Oitavário
terça-feira 6 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Terceiro Dia Oitavário
quarta-feira 7 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Quarto Dia Oitavário
quinta-feira 8 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Quinto Dia Oitavário
sexta-feira 9 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Sexto Dia Oitavário
sábado 10 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Sétimo Dia Oitavário
domingo 11 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Oitavo Dia Oitavário
Nenhum evento encontrado!