Celebração da Paixão na Catedral de Vitória

2 abril, 2021

Nesta Sexta-feira Santa, 02 de abril de 2021, a Igreja no mundo todo volta o seu olhar para o silêncio pela morte e crucificação de Jesus Cristo na Cruz. Às 15h na Catedral Metropolitana de Vitória aconteceu a Celebração da Paixão do Senhor, presidida por Dom Dario Campos, Arcebispo Metropolitano de Vitória.

Este é o único dia no ano em que não acontece a consagração da eucaristia e os fiéis se voltam para a meditação por meio da palavra. Devido às restrições para prevenção da contaminação pela COVID-19 o tradicional gesto de beijo na cruz de Jesus foi substituído por um momento orante de contemplação dos fiéis que ficaram de joelhos.

Em sua homilia Dom Dario destacou que na tarde de hoje um grande silêncio invade o universo, pois o filho de Deus foi crucificado e morto em uma cruz: “a narração da Paixão mostra-nos que a grandeza de Deus que se revela na fraqueza humana, tem muito a nos ensinar, ela nos mostra que carecemos de conversão, pois sem nos convertermos não conseguiremos enxergar Deus na humilhação da cruz.”

O Arcebispo Metropolitano também reforçou que todos os cristãos são convocados a rever seu compromisso de seguidores de Jesus de Nazaré e colocou junto às dores de Jesus, as dores de tantas vidas perdidas nesse tempo de pandemia, os desafios eclesiais, pastorais, humanos, sociais, ecológicos e econômicos.

“Muito nos preocupa a pressão sofrida pelo sistema de saúde causada pelo imenso número de novos infectados pela Covid, bem como, a alarmante e crescente insensibilidade e falta de cuidado ainda muito presente na sociedade. Neste cenário tão concreto e cheio de desafios, nossa Igreja é chamada a assumir o seu papel e missão, como uma verdadeira Igreja em Saída. Capaz de tornar-se próxima, colocando-se ao lado dos que sofrem, revelando a todos a face misericordiosa e compassiva do Pai.”

As celebrações do Triduo Pascal continuam na Catedral Metropolitana de Vitória. Neste sábado (03) a Vigília Pascal será às 19h e a presença dos fiéis continua limitada as senhas distribuídas anteriormente. No próximo domingo (04) – dia da Ressurreição de Jesus – três missas acontecerão: às 08h, 11h e 18h e não é necessário a retirada de ingressos.

 

 

 

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 11 junho
segunda-feira 12 junho
terça-feira 13 junho
segunda-feira 19 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook