Celebração da Paixão

29 março, 2024

 

 

 

 

 

Silêncio é a palavra que melhore define a Sexta-feira Santa, e hoje, a Catedral de Vitória foi o exemplo dessa definição. Em silêncio, coroinhas, cerimoniários, ministros, diácono, padres e o Arcebispo entraram na Catedral para iniciar a cerimônia da Paixão do Senhor. Diante do altar despido, dom Dario Campos, arcebispo de Vitória se prostrou.

A cerimônia começou com a oração e as leituras, porque é a continuidade, a 2ª parte da Celebração do Tríduo Pascal que iniciou ontem. Durante a homilia, dom Dario disse: “Esta é uma tarde, uma sexta-feira diferente de todas as outras. O silêncio invade todo o universo e somos convidados a um profundo silêncio. Cada um deve refletir sobre o seguimento de Jesus de Nazaré.  A nossa reflexão é sobre a doação da vida pela vida. Somos chamados a lutar pela essência da vida, a lutar pelo irmão mais próximo e ser solidário nas lutas pela vida. Temos todas as razões para permanecermos firmes, basta olhar para a cruz de Jesus e veremos que a vida tem valor. Somos atendidos por Deus quando fazemos de nossa vida uma entrega total. Hoje é o momento de rezarmos pelos irmãos em guerra e pedirmos paz”.

Após a homilia e oração pela Igreja no mundo, intercalada por momentos de silêncio e a assembleia de joelhos, a cruz foi desvelada e, em procissão, cada fiel fez seu gesto de adoração a Jesus Crucificado.

A 3ª parte do Tríduo Pascal será realizado amanhã com a Vigília às 19h.

 

Compartilhe:

VÍDEOS

quinta-feira 18 abril
terça-feira 23 abril
quinta-feira 25 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook