CELEBRAÇÃO DO PERDÃO DE ASSIS

2 agosto, 2022

A Celebração do Perdão de Assis é um momento de espiritualidade, oração, silêncio e profundo reconhecimento da misericórdia de Deus. Hoje (02), haverá uma programação especial na Paróquia São Francisco de Assis – Itapuã, e sexta-feira (05) na Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Centro de Vila Velha, juntamente com o Convento da Penha.

Nadir Damasceno e Mateus Maretto que fazem parte da Paróquia São Francisco de Assis em Itapuã – Vila Velha, comentaram que é segundo ano que participam deste momento na Paróquia, e ressaltaram que como vivem e foram formados com o carisma franciscano, sempre que podem propõem algo voltado para a espiritualidade do Santo. 

Para 2022, foi inserida, na programação, a procissão luminosa que iniciará às 19h30, na Comunidade do Sagrado Coração de Jesus em direção a Comunidade São Francisco de Assis, Matriz. “Será um momento belíssimo de espiritualidade, reflexão e reconciliação”, destacou Nadir. Ela comentou que ao se reunirem para pensar em alguma programação, iniciam o momento com uma oração para que toda a caminhada seja guiada pelo Espírito Santo de Deus.

Quando se trata do espaço litúrgico, Mateus destacou: “Quando pensamos na ambientação, normalmente há uma ideia da proposta que é elaborada juntamente com o Padre, mas não há nada pensado ou previamente esquematizado. O Padre apoia a ideia e nós executamos. Tudo acontece na hora, tudo flui e nós temos a convicção de que sempre é movido pelo Espírito Santo”. Nadir aproveitou a fala de Mateus e completou: “Temos o nosso jeito e junto dele (o padre), conseguimos transformar na sintonia que o momento pede. Transformamos o nada em algo que toca o coração das pessoas. E elas chegam para comentar conosco, por meio de testemunhos, as experiências vivenciadas a cada programação. É lindo perceber que do simples acabamos alcançando o propósito”. 

A intercessão de Francisco na vida de Mateus sempre foi muito forte e ele, que também participará, como ator, da programação no Convento da Penha, afirmou que sempre procura despojar-se de si para oferecer ao outro a espiritualidade e o aprofundamento da misericórdia divina.

Na próxima sexta-feira (05), ocorrerá a programação na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, juntamente com o Convento da Penha. A concentração será a partir das 19h, na Igreja do Rosário e, a partir das 19h30, a subida em direção ao Convento. O guardião, Frei Djalmo Fuck, destacou: “A Festa do Perdão de Assis é a celebração da misericórdia, da bondade de Deus, experimentada na vida e história de São Francisco de Assis. O Convento se tornará “outra Assis” nesta sexta-feira, dia 05 de agosto, para proclamar e celebrar a misericórdia de Deus”. 

Para este momento o Frei completou: “Pedimos que as pessoas tragam velas para a procissão luminosa e também um quilo de alimento não perecível, como gesto concreto de partilha. Haverá um local, na Igreja do Rosário, para deixar os alimentos”. E finalizou dizendo: “Celebre conosco a festa da luz, da misericórdia de Deus!”

PROGRAMAÇÃO

Paróquia São Francisco de Assis 

02 de agosto de – Perdão de Assis

06h – Missa Penitencial na Matriz (com o Padre Renato) 

09h – 17h Adoração ao Santíssimo na Matriz 

09h às 11h30 / 14h30 às 17h – Confissões (sem agendamento) 

19h – Terço na Comunidade Sagrado Coração de Jesus 

19h30 Início da Missa com Procissão Luminosa (Saída da Comunidade Sagrado até a Matriz)

Paróquia Nossa Senhora do Rosário e Convento da Penha

Perdão de Assis – Caminhada Penitencial

05 de agosto (sexta-feira) 19h30: Procissão Luminosa saindo da Igreja do Rosário (Prainha), até o Campinho do Convento da Penha

O PERDÃO DE ASSIS

Consiste numa celebração franciscana e apresenta mais de 800 anos de história. Com materna generosidade, a Ordem Franciscana abre os tesouros que por nosso Senhor, lhe foram confiados e dá à todos seus filhos e filhas a possibilidade de receber o Perdão da Porciúncula, cuja origem se deve àquela ardente caridade com que São Francisco de Assis, Pai Seráfico dos Frades Menores e amante dos pobres, iluminou e incendiou de amor os lugares, as almas, os fiéis e toda a Igreja. 

Em 1216, após passar a noite em profunda oração, São Francisco estando na pequenina Igreja da Porciúncula (Itália), nas proximidades de Assis, uma visão de Maria Santíssima e de seu divino Filho. Perguntaram-lhe, naquela milagrosa e singular aparição, que favor ele gostaria de pedir. Zeloso pela salvação das almas, Francisco não demorou a responder-lhes: “Que todos quantos, arrependidos e devidamente confessados, vierem visitar esta igrejinha, possam receber a completa remissão de seus pecados”. Jesus então lhe disse: “É grande o que me pedes; mas o concedo de bom grado, sob a condição de que vás pedir tal indulgência ao meu vigário na terra, o Papa”. [Fonte: convento.org]

INDULGÊNCIAS 

As indulgências têm o poder de apagar as consequências dos pecados (penas temporais) que já foram perdoados pelo sacramento da confissão (que perdoa a culpa). A indulgência pode ser parcial, que redime parcialmente dessa pena, ou plenária, que apaga totalmente a pena temporal dos pecados.

PERDÃO DE ASSIS EM 2022

Conforme o Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil (2022), para o recebimento da Indulgência Plenária da Porciúncula (Perdão de Assis), os fiéis precisam da piedosa visita à igreja paroquial, onde se rezam o Pai-nosso e o Credo. São necessárias, também, a confissão sacramental, a Sagrada Comunhão e a oração na intenção do Santo Padre. Esta Indulgência só pode ser alcançada uma vez. O Perdão de Assis se inicia ao meio-dia do dia 01 de agosto, e se estende até o final do dia 02 de agosto. [Fonte: portadeassis – adaptado]

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 11 agosto
sexta-feira 12 agosto
domingo 14 agosto
segunda-feira 15 agosto
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por