Celebrações do matrimônio são retomadas nas Igrejas

17 setembro, 2020

O casamento é a festa do sim. É o momento tão aguardado em que um casal confirma a vontade de estabelecer um vínculo duradouro para a vida toda. Muito tem se falado sobre como agir em casamentos nos tempos de pandemia de COVID-19.

A pandemia do novo coronavírus forçou a diversas mudanças, inclusive em celebrações de casamentos. Durante a quarentena mais rígida, as cerimônias foram impossibilitadas de acontecer. Mas, agora, com a flexibilização, algumas já começam acontecer.

O coordenador do Departamento Pastoral da Arquidiocese de Vitória e Cura da Catedral de Vitória, padre Renato Criste Covre, informou que o sacramento do matrimonio já começa a ser realizado “é possível a realização, desde que os noivos concordem com as condições sanitárias, inclusive com a capacidade máxima de 240 convidados no templo da Catedral de Vitória e o uso de máscaras de todos os convidados, inclusive os noivos”, explica.

Para que o casamento aconteça é necessária uma preparação que se antecipa a celebração religiosa. Por muitos anos e até hoje em a algumas paróquias acontece os encontros de noivos, que são encontros de finais de semana com os noivos que querem se casar. Algum tempo na Catedral de Vitória esses encontros já estavam acontecendo de forma personalizada conforme pedido do Papa Francisco em sua Encíclica Amoris Laetitia.

“Na Catedral já havíamos adotado a mais tempo a metodologia de acompanhamento personalizado, que é uma recomendação da Arquidiocese de Vitória, consolidado com o Papa Francisco que usa a expressão de um processo catecumenal, que em outras palavras é acompanhamento personalizado. Cada casal está no processo da vida diferente, tem níveis de maturidade diferentes, tanto do aspecto humano como do aspecto espiritual. Essa metodologia, ela veio ao encontro com a necessidade do momento, porque a gente não depende mais, da realização dos encontros de um final de semana onde reunia todos os noivos e realizava-se palestras. Agora com o acompanhamento personalizado atendemos as necessidades particulares. A pandemia veio reforçar ou dizer que estávamos no caminho certo. Isso seria um processo inevitável, a vida das pessoas, a rotina está mudando muito rapidamente”, comenta Padre Renato Criste.

De modo geral, para a celebração do casamento são utilizados os mesmos critérios para a participação das missas. Manter o distanciamento social, fazer o uso de máscara e de álcool em gel. O número de convidados precisa ser restrito, respeitando o número de pessoas que o templo comporta pois esse pode variar de uma Igreja para outra.

Leia a Encíclica Amoris Laetitia do Papa Francisco.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sexta-feira 1 outubro
domingo 3 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por