Atendimento social e cultural
Responsável pela instituição:
Creuza Maria de Assis
E-mail: [email protected] / [email protected]
A Sociedade Brasileira de Cultura Popular (SBCP) – Cidade do Garoto atende a 150 crianças e adolescentes dos 6 aos 17 anos em situação de vulnerabilidade e de risco social do bairro Santo Antônio, na Serra, e de regiões adjacentes. Trata-se de um centro de atendimento social e cultural onde são oferecidas atividades socioeducativas.
No serviço, são realizados grupos de convivência, a partir dos quais são desenvolvidos estudos; reflexões; debates; experimentações; visitas a equipamentos institucionais públicos e privados; ações na comunidade (como o projeto Garoto na Praça), rodas de conversa; espaços alternativos para a valorização da arte, da cultura e do cinema, como é o caso da Videoteca; intervenção e confraternização com familiares.
Dentro do projeto há também a “Residência Inclusiva”, uma unidade que oferta Serviço de Acolhimento Institucional para jovens e adultos dos 18 aos 59 anos com deficiência, em situação de dependência, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar.