Cinzas para iniciar a Quaresma

14 fevereiro, 2024

Com a Celebração Eucarística na qual foram impostas as cinzas na cabeça dos fiéis, a Arquidiocese de Vitória deu início ao Tempo da Quaresma.

Presidiu a Celebração o arcebispo de Vitória, dom Dario Campos que definiu este Tempo, como um período em que “somos chamados a uma profunda revisão de vida e conversão”. O Arcebispo disse ainda que “as cinzas representam o nosso corpo que veio do pó e ao pó voltará”, e que elas “nos falam de nossa pequenez e fragilidade da vida. Elas nos lembram que não somos superiores a ninguém e quando nos tornamos humildes, o relacionamento nos torna fraternos”.

Para envolver as crianças presentes, dom Dario envolveu-as e aos pais, convidando-os a subir ao presbitério e rezar com ele o Pai Nosso. Em seguida deu o ‘abraço da paz’ a cada um.

Dom Dario falou sobre as três palavras que deverão nos acompanhar durante este Tempo, no qual “não devemos perder de vista: ‘deixai-vos reconciliar com Deus'”: A caridade (esmola) é o compromisso com o irmão. A oração é procurar no silêncio encontrar-se com Deus. O jejum é querer fazer penitência, que é a expressão do desejo de conversão”.

Ao término da Celebração, o Arcebispo benzeu a água e as cinzas e junto com os ministros da Eucaristia as distribuiu aos fiéis.

Compartilhe:

VÍDEOS

quinta-feira 18 abril
terça-feira 23 abril
quinta-feira 25 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook