Coincidências alteram datas de Solenidades

21 junho, 2022

Solenidades de São João Batista e Sagrado Coração de Jesus

Duas coincidências entre datas litúrgicas acontecem esta semana e alteram o calendário da Igreja Católica: A Solenidade de São João Batista e do Sagrado Coração de Jesus, as duas com grandes devoções e tradição seriam, obedecendo ao calendário, no dia 24 de junho, mas por conta da coincidência as comemorações serão invertidas.

Antecipadamente, logo no início do Ano Litúrgico que começou em 28 de novembro de 2021 com o Primeiro Domingo do Advento, a Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil publicou algumas orientações para essas coincidências.

No caso destas duas Festas, a orientação é de antecipar a solenidade da Natividade de São João Batista para dia 23 e manter a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus no dia 24.

Conversamos com pe. Rodrigo Chagas, coordenador da Comissão Litúrgica sobre isso e ele disse que as orientações da CNBB foram enviadas aos padres, assim que publicadas, para que pudessem organizar as festividades e celebrações, confirmando que a Arquidiocese seguirá as Orientações da CNBB.

Acessando o documento surge a dúvida para as paróquias e comunidades que têm São João Batista como padroeiro. Nestes casos as Orientações encaminham para o Diretório Litúrgico que propõe a inversão, isto é, as paróquias e comunidades que têm São João Batista como padroeiro podem Celebrar o Sagrado Coração de Jesus no dia 23 e manter a data de 24 para a Solenidade de São João Batista. Assim diz o Diretório: “Contudo, nas dioceses, cidades e comunidades religiosas onde São João Batista for o padroeiro, celebra-se sua solenidade no dia 24 de junho, sexta-feira e a solenidade do Sagrado Coração de Jesus é antecipada para o dia 23, quinta-feira até a Hora Nona, inclusive”.

Para entender as coincidências:

Algumas datas de festividades religiosas são determinadas pelo dia em que o fato aconteceu, como é o caso do nascimento de São João Batista que é  24 de junho. Outras datas são definidas  a partir do Domingo de Páscoa, como é o caso da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. As coincidências podem acontecer por conta destas duas formas de definir as solenidades. Cabe, às Comissões Episcopais Pastorais para a Liturgia a definição da ordem e/ou mudanças necessárias que são conhecidas como “Tabela dos Dias Litúrgicos por ordem de Precedência”.

 

Compartilhe:

VÍDEOS

quinta-feira 18 abril
terça-feira 23 abril
quinta-feira 25 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook