Colegiada e etapa diocesana do Sínodo

14 outubro, 2021

A última reunião do ano, da colegiada (grupo composto pelo arcebispo, vigários episcopais, coordenador de pastoral, representas das áreas pastorais e das comissões), foi marcada por um misto de alegria pela volta cuidadosa das atividades pastorais que vem acontecendo e pela lembrança das perdas acontecidas e sofrimentos que a pandemia vem deixando.

Logo na abertura dom Dario fez menção às perdas e incentivou que as paróquias desenvolvam iniciativas para o dia 2 de novembro (Dia de Finados) e também outros momentos de oração pelas famílias que sofrem. Lembrou, especialmente os mais de cem mil órfãos gerados na pandemia. Na mesma linha o arcebispo pediu atenção aos que sofrem nos cárceres e nos hospitais e pediu que se incentivem as doações para a Campanha Paz e Pão (Campanha de ajuda a famílias com necessidades básicas).

Mas, o ponto principal da reunião foi a preparação para o Sínodo dos Bispos que começa com a etapa diocesana. Pe. Renato Criste, coordenador de pastoral apresentou a proposta desta etapa que é a escuta ampla de comunidades, paróquias, católicos afastados e outras áreas específicas, tal como Igrejas, Academia e ambientes por categorias (trabalho, saúde, política, meios de comunicação etc.).

Na arquidiocese após a abertura que será em todas as Igrejas Particulares no próximo dia 17, inicia-se o processo de escuta que será organizado por cada paróquia. A missa de abertura será às 8h na Catedral de Vitória. Até fevereiro as sínteses paroquiais serão enviadas à arquidiocese que, até abril de 2022, enviará a síntese para a CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Será criada uma equipe arquidiocesana e assim deve acontecer também nas paróquias para que a experiência e vivência sinodal aconteça. O processo sinodal implica em caminhada em comunhão com o objetivo de recordar, reler e colher os frutos da história de evangelização com as particularidades desta Igreja Particular.

A reunião também contemplou as colocações dos coordenadores de comissões pastorais e representantes de áreas pastorais. Destacam-se as iniciativas das áreas para celebrar o Dia de Finados com missas nos cemitérios e na área de Serra/Fundão a oportunidade de confissão no Cemitério Parque da Paz; a volta do Círculo Bíblico com material impresso e, proposta de mudança no calendário da catequese.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 8 dezembro
quinta-feira 9 dezembro
sexta-feira 10 dezembro
sábado 11 dezembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por