Coleta da Solidariedade

22 março, 2024

Coleta da Solidariedade

Nas missas de sábado e domingo, 23 e 24 de março será realizada a Coleta Nacional da Solidariedade. Uma iniciativa da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para concluir a Campanha da Fraternidade.

Dom Dario Campos, arcebispo de Vitória, em diálogo com os membros do COPAV, Conselho Pastoral disse que, no Brasil, a oração, o jejum e a caridade são permeados pela Campanha da Fraternidade, uma forma proposta pela Igreja do Brasil para tornar concretas as atitudes de oração, jejum e caridade. Dom Dario também lamentou que alguns católicos se posicionem contra a Campanha e pediu empenho de todos na vivência da fraternidade, citando o texto-base deste ano: “A Campanha da Fraternidade é o modo brasileiro de celebrar a quaresma. Ela não a esgota, mas quer dar o tom”. Para concluir sua fala, dom Dario lembrou que o dinheiro arrecadado no Domingo de Ramos é todo destinado às ações sociais, seja os 60% que fica ficam na Arquidiocese, sejam os 40% que são enviados à CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Os recursos desta Coleta Nacional da Solidariedade permitem às dioceses, por meio de seus fundos diocesanos de solidariedade, e à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio do Fundo Nacional de solidariedade (FNS), apoiar em todo país inúmeras iniciativas que fortalecem a promoção e o cuidado com a vida de brasileiros.

A CNBB divulgou informações da distribuição de 2023.

Projetos apoiados em 2023

Só em 2023, a CNBB apoiou com o FNS, 240 projetos em todo país, todos indicados pelos nossos bispos e pastores. São projetos que cuidam de pessoas com deficiência, de idosos, pessoas doentes; iniciativas que geram renda e alimentos para quem está em insegurança alimentar e criam oportunidades para quem está sem trabalho. Parte dos projetos pode ser conferida na série produzida pela Pascom Brasil chamada “Fraternidade em Ação”, no canal da CNBB no Youtube. 

No site do FNS, é possível ter uma prestação de contas completa e saber quais os projetos foram apoiados com recursos da Coleta Nacional de Solidariedade.

No vídeo, abaixo, o arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva, convida o fiéis católicos em todo país a doarem para a Coleta. Assista:

 

Compartilhe:

VÍDEOS

sábado 14 setembro
terça-feira 17 setembro
quarta-feira 18 setembro
domingo 22 setembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook