Coleta da Solidariedade

26 março, 2021

Desde 1998, a CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, durante a sua 36ª Assembleia, sensível às necessidades dos fiéis e, principalmente, aqueles que não conseguem apoios institucionais, aprovou o Fundo de Solidariedade Nacional e o Fundo de Solidariedade Arquidiocesano, com o objetivo de contribuir para diminuir o sofrimento dos marginalizados sociais. Assim, determinou a seguinte distribuição dos recursos que são arrecadados nas comunidades e paróquias: 60% para compor os Fundos Arquidiocesanos e 40% para o Fundo Nacional de Solidariedade. A arrecadação ocorre todos os anos junto com a Campanha da Fraternidade, um gesto concreto que acontece já nos últimos dias da Quaresma.

Na Arquidiocese de Vitória, o Fundo Arquidiocesano de Solidariedade (FAS), isto é, 60% das doações feitas nas nossas comunidades e paróquias, é administrado pelo Vicariato para a Ação Social e visa apoiar projetos realizados em promoção da vida dos irmãos mais desprotegidos.

“Nos últimos dois anos o Fundo Arquidiocesano de Solidariedade foi usado na reestruturação da Ação Social da Igreja. Ele tem composto parte do orçamento do Vicariato para a Ação Social na organização das atividades das pastorais sociais, alguns projetos sociais, comissão da promoção humana e campanha contra a fome”, relata Pe. Kelder Brandão, Vigário para Ação Social da Arquidiocese de Vitória – ES.

Neste ano, a arrecadação do fundo acontece no Domingo de Ramos, dia 28/03. Como estamos vivendo esse período de isolamento social, a pedido do Governo do Estado, não teremos os tradicionais envelopes que estávamos acostumados para fazermos nossas doações com a finalidade de uma ajuda concreta para as ações sociais. Por isso, ao ir à igreja para comungar, o fiel poderá fazer sua oferta nas urnas que se encontram nas igrejas, certos de que todo o ofertório desse dia será revertido para o Fundo da Solidariedade de toda Igreja Local e Nacional.

A participação nas missas continua sendo online, para evitarmos expor as pessoas a situações que possibilitem a contaminação do vírus, mas isso não impede que exerçamos nossa solidariedade e ajudemos a Igreja a chegar mais próximo de quem precisa.

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook