Coleta para Lábrea 

27 agosto, 2021

Neste final de semana a oferta das missas e celebrações da palavra na Arquidiocese de Vitória serão destinadas ao projeto Igreja Irmã de Lábrea, como acontece todos os anos no último final de semana do mês de agosto. Padre Roberto Natal é Coordenador para Comissão da Ação Missionária da Arquidiocese de Vitória e ele explica que tanto no sábado (28), quanto no domingo (29) essa coleta será específica.

“Tudo será destinado para nossa Igreja de Lábrea, que assumimos como Igreja irmã, então temos esse compromisso moral, pastoral e econômico de contribuir motivando a nossa Igreja particular de Vitória a ter um aspecto mais solidário e compromisso também de ajudar a Igreja que é pobre. Lábrea sendo conhecida como prelazia é uma Igreja pobre e precisa desse apoio e nós assumimos ela e isso que estamos motivando nessa campanha”, detalha o sacerdote.

Segundo informações contidas no livro do tombo das Irmãs Agostinianas o projeto Igreja Irmã começou em 1973 – ou seja – há 48 anos, após uma reunião episcopal entre Dom Florentino Zabalza, então Bispo de Lábrea e Dom João Batista da Motta de Albuquerque que era Arcebispo de Vitória na época. “Essa parceria se prolonga a vários anos, mostrando um rosto missionário da nossa Igreja comprometida, solidária e que olha para os pobres. Aquilo que a Igreja vive a partir do evangelho e da prática da justiça. Olhando para uma igreja pobre, sendo despojada, principalmente neste momento de pandemia que estamos vivendo”, afirma padre Roberto.

O coordenador para Comissão da Ação Missionária conta que enviou a todas as paróquias uma carta convocando que todas as 90 paróquias e comunidades da Arquidiocese se engajem nesse espírito missionário de solidariedade, sendo a “Igreja em Saída”, que o Papa Francisco tanto pede aos fiéis. Além disso, ele pediu que a Amelinha, membro da Comunidade Epifania e que faz essa ponte entre a Arquidiocese e Lábrea, produzisse um vídeo como um incentivo para ser publicado nas redes sociais e no WhatsApp reafirmando o compromisso de todos – como Igreja de Vitória – para com os indígenas, ribeirinhos e todo povo da Amazônia.

Destino da coleta

A coleta solidária é a principal fonte de recursos que mantém trabalhos pastorais e sociais do Projeto Igreja Irmã, em Lábrea, como formação bíblica e pastoral; envio de seminaristas e padres para experiências missionárias e auxilia no projeto Barco Hospital Laguna Negra – uma parceria entre a Arquidiocese, a Prelazia e a Comunidade Epifania – que já realizou mais de 25 mil atendimentos médicos nas comunidades ribeirinhas desde 2013, onde se torna a única oportunidade de acesso a tratamentos básicos de saúde.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sábado 29 janeiro
domingo 30 janeiro
terça-feira 1 fevereiro
quarta-feira 2 fevereiro
Evento o Dia Todo Aniversário do Pe. José Tosi
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por