Comissão de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana toma posse neste domingo

22 outubro, 2020

A Comissão de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (CPDH) da Arquidiocese de Vitória nasce com o objetivo de fortalecer o patrimônio de credibilidade e confiança da Igreja de Vitória, a partir de uma atuação pautada no cuidado, no discernimento e na coragem de ser uma “Igreja em saída”, como defende o Papa Francisco.

A missa de posse da atual coordenação será neste domingo, dia 25, às 8 horas, na Catedral Metropolitana de Vitória, que fica na Cidade Alta. A celebração será transmitida ao vivo pela TVE, no canal 2.

O grupo conduzirá a comissão para os anos de 2021 e 2022. Nesse período, desenvolverá ações para a defesa e a promoção dos direitos humanos, fortalecendo o diálogo com os movimentos sociais e participando de processos referentes às urgências da sociedade, como a garantia de direitos e a defesa da ética na política.

A atuação da CPDH será pautada pelos documentos pontifícios, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a Comissão Brasileira de Justiça e Paz, e sempre alinhadas às orientações do Arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos, e do Vicariato para Ação Social, Política e Ecumênica, que atualmente é coordenado pelo Padre Kelder Brandão.

“É uma comissão comprometida com a promoção dos direitos humanos, em especial, os direitos das pessoas que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social. A CPDH pretende ser uma voz em defesa da nossa ‘casa comum’, em diálogo com os movimentos sociais. Sua atuação se inspira na palavra de Deus, na doutrina social da Igreja, e na plena fidelidade à Igreja Particular de Vitória”, afirma o coordenador da CPDH, João José Sana.

Formação

Em janeiro deste ano, após convocação de Dom Dario, foram dados os primeiros passos para a articulação da Comissão de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (CPDH). Em agosto, foi feito o convite para 14 pessoas indicadas pelo Arcebispo e, em seguida, as áreas pastorais elegeram seus representantes, completando o grupo.

A constituição da comissão considerou a diversidade étnico-racial, de gênero, geracional e formação acadêmico-profissional. O processo culminará com a missa de posse, neste domingo.

Herdeira de um legado de anos de trabalho da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Vitória, que teve ao longo de sua história uma atuação de destaque no cenário nacional, a nova comissão assume em uma conjuntura de forte negação de diretos à população, com a missão de organizar a esperança.

Componentes da CPDH

Alana Pereira Rodrigues

Anita Wright Torres 

Carlos Fabian de Carvalho

Edinete Maria Rosa 

Gilmar Ferreira de Oliveira

Joana d’Arc Batista Herkenhoff

João Alexandre Wyatt Nascimento

João José Barbosa Sana 

Marco Aurélio Romanha

Marialina Côgo Antolini

Marilia Clarindo Andrade dos Santos

Nataly Senna Gerhardt Barraqui

Paulo Jorge Ribeiro Pereira

Paulo Roberto Amorim 

Pedro Paulo Araujo Herkenhoff

Ricardo Gobbi Filho

Terezinha Maria Schuchter

SERVIÇO

Missa de posse da Comissão de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (CPDH) da Arquidiocese de Vitória

Quando: domingo, dia 25

Horário: 8 horas

Onde: Catedral Metropolitana de Vitória

Transmissão: ao vivo pela TVE, canal 2

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sábado 19 junho
segunda-feira 21 junho
quinta-feira 24 junho
sábado 26 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook