A Comissão de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (CPDH) da Arquidiocese de Vitória nasce com o objetivo de fortalecer o patrimônio de credibilidade e confiança da Igreja de Vitória, a partir de uma atuação pautada no cuidado, no discernimento e na coragem de ser uma “Igreja em saída”, como defende o Papa Francisco.
A missa de posse da atual coordenação será neste domingo, dia 25, às 8 horas, na Catedral Metropolitana de Vitória, que fica na Cidade Alta. A celebração será transmitida ao vivo pela TVE, no canal 2.
O grupo conduzirá a comissão para os anos de 2021 e 2022. Nesse período, desenvolverá ações para a defesa e a promoção dos direitos humanos, fortalecendo o diálogo com os movimentos sociais e participando de processos referentes às urgências da sociedade, como a garantia de direitos e a defesa da ética na política.
A atuação da CPDH será pautada pelos documentos pontifícios, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a Comissão Brasileira de Justiça e Paz, e sempre alinhadas às orientações do Arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos, e do Vicariato para Ação Social, Política e Ecumênica, que atualmente é coordenado pelo Padre Kelder Brandão.
“É uma comissão comprometida com a promoção dos direitos humanos, em especial, os direitos das pessoas que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social. A CPDH pretende ser uma voz em defesa da nossa ‘casa comum’, em diálogo com os movimentos sociais. Sua atuação se inspira na palavra de Deus, na doutrina social da Igreja, e na plena fidelidade à Igreja Particular de Vitória”, afirma o coordenador da CPDH, João José Sana.
Formação
Em janeiro deste ano, após convocação de Dom Dario, foram dados os primeiros passos para a articulação da Comissão de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (CPDH). Em agosto, foi feito o convite para 14 pessoas indicadas pelo Arcebispo e, em seguida, as áreas pastorais elegeram seus representantes, completando o grupo.
A constituição da comissão considerou a diversidade étnico-racial, de gênero, geracional e formação acadêmico-profissional. O processo culminará com a missa de posse, neste domingo.
Herdeira de um legado de anos de trabalho da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Vitória, que teve ao longo de sua história uma atuação de destaque no cenário nacional, a nova comissão assume em uma conjuntura de forte negação de diretos à população, com a missão de organizar a esperança.
Componentes da CPDH
Alana Pereira Rodrigues
Anita Wright Torres
Carlos Fabian de Carvalho
Edinete Maria Rosa
Gilmar Ferreira de Oliveira
Joana d’Arc Batista Herkenhoff
João Alexandre Wyatt Nascimento
João José Barbosa Sana
Marco Aurélio Romanha
Marialina Côgo Antolini
Marilia Clarindo Andrade dos Santos
Nataly Senna Gerhardt Barraqui
Paulo Jorge Ribeiro Pereira
Paulo Roberto Amorim
Pedro Paulo Araujo Herkenhoff
Ricardo Gobbi Filho
Terezinha Maria Schuchter
SERVIÇO
Missa de posse da Comissão de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (CPDH) da Arquidiocese de Vitória
Quando: domingo, dia 25
Horário: 8 horas
Onde: Catedral Metropolitana de Vitória
Transmissão: ao vivo pela TVE, canal 2