Comissão de Promoção da Dignidade Humana se manifesta diante de vídeo do Secretário Estadual de Segurança

15 maio, 2023

Um vídeo do Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, publicado nas redes sociais durante uma operação da Polícia Civil no município de Linhares, região norte do ES, foi criticada pela Comissão de Promoção da Dignidade Humana (CPDH) da Arquidiocese de Vitória.

Na gravação, publicada na última sexta-feira (12), o secretário fala a um adolescente negro “essa vida sua vai levar você para o caixão”. O jovem, segundo a imprensa, tem 16 anos e foi apreendido supostamente por envolvimento com o tráfico de drogas ilícitas.

Em sua nota pública, a CPDH se posiciona dizendo que “causa-nos repúdio o Secretário se valer da autoridade e do cargo para, diante das câmeras, ofender e expor um adolescente já inerte e sob sua custódia dirigindo-lhe palavras ofensivas e humilhantes, inclusive palavrões”.

A nota continua:

Para nós, esse comportamento é inadequado para quem ocupa o cargo de Secretário, visto que legitima a narrativa que vexa e criminaliza adolescentes e jovens pobres e negros, estimulando ações truculentas dos profissionais da segurança pública e potencializando o aumento vertiginoso do preconceito e da violência contra essa população.

Outro aspecto grave nessa ação é o racismo institucional, por se tratar de um agente público que representa o estado e que deveria primar por políticas públicas de melhoria da segurança, enfrentando a estrutura do tráfico, e não institucionalizando práticas de cunho racistas contra adolescente e jovens negros, vitimados por essa estrutura, cotidianamente nas periferias da região metropolitana e também no interior do estado.”

Leia abaixo o texto completo da nota pública divulgada pela CPDH.

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 19 maio
segunda-feira 20 maio
Nenhum evento encontrado!

Facebook