Comissões Pastorais participam de reunião com Arcebispo

12 novembro, 2020

O arcebispo dom Dario Campos, em conjunto com o coordenador de pastoral, Pe Renato Criste e os demais coordenadores e secretários de comissões pastorais da Arquidiocese de Vitória, participaram na manhã desta quinta-feira (12), da Colegiada, que aconteceu no Salão Episcopal da Cúria Metropolitana.

Durante toda a reunião, os participantes tomaram todos os cuidados recomendados pela vigilância sanitária, como o uso de máscaras e uso constante do álcool em gel.

A oração inicial foi presidida pelo arcebispo e logo após, padre Renato Criste apresentou os nomes dos novos coordenadores que irão assumir as seguintes Comissões Pastorais: Liturgia, Ação Missionária e Laicato. Ambos serão apresentados no Conselho Pastoral Arquidiocesano que será no próximo dia 28 de novembro.

Após a apresentação dos novos coordenadores, Dom Dario dirigiu algumas palavras aos participantes e apontou alguns caminhos para este momento que a Igreja vive do pós-pandemia. Ele destacou a importância da espiritualidade como caminho para uma nova ação pastoral. O arcebispo ressaltou que é preciso encontrar sempre a mística da Igreja, ela é essencial para uma vivência profunda de toda a ação e evangelização. “Jesus Cristo é a nossa mística. Ele nos direciona para este novo, precisamos ser uma Igreja catequética”, destacou.

Dom Dario lembrou da importância dos leigos neste processo da espiritualidade. “Devemos olhar para os leigos e ter consciência deste valor que eles promovem em suas comunidades. Não podemos esquecer também do papel das mulheres, elas nos trazem o reflexo da presença de Maria, como discípula-missionária”, apontou o arcebispo.

Pauta da Colegiada

Padre Renato Criste apresentou alguns assuntos que seriam tratados na reunião da Colegiada. Como a realização do COPAV em formato hibrido, tendo a participação de padres, representantes paroquiais, religiosos e outros. A proposta do evento é ter um caráter formativo, reflexivo e de diálogo para os próximos caminhos da Igreja de Vitória neste pós-pandemia. “Precisamos estar atentos ao novo. O nosso plano pastoral precisa ser olhado neste contexto que estamos vivendo”, afirmou o coordenador de Pastoral.

Outros assuntos foram tratados na reunião, como a organização do Secretariado de Pastoral, as atribuições que cada coordenador de Comissão deve ter e seus respectivos membros de comissões. A funcionalidade dos secretários dentro do setor de pastoral e como está organizado as instâncias de: Comissão, Colegiada e Copav.

Todos os Coordenadores de Comissões Pastorais tiveram um breve momento de fala sobre as atividades desenvolvidas ao logo deste ano de 2020. Apontaram as perspectivas pastorais para o calendário 2021.

Festa da Penha

Ao final da reunião, padre Renato Criste apresentou um pequeno vídeo sobre a Festa da Penha 2020 promovido pelas três instituições: Mitra Arquidiocesana, Associação dos Amigos do Convento da Penha e Província Franciscana. As reuniões para a festa mariana 2021 já estão em andamento, e logo será divulgado mais informações. o coordenador de pastoral apontou que a próxima festa deverá ser hibrida a partir da boa interatividade com o público através dos meios de comunicação.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 29 julho
sábado 31 julho
domingo 1 agosto
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por