Como é o processo de formação de um padre? – Encontros Vocacionais

16 abril, 2021

Encontro Vocacional – Setembro de 2019

Apesar da maior facilidade de acesso à informação em nossos dias, é bem verdade que muitas pessoas desconhecem os desdobramentos do processo de formação dos futuros padres. Infelizmente, essa realidade não é exclusiva de âmbitos extra eclesiais, pois que muitas vezes nos deparamos com pessoas inseridas nas comunidades que também não conhecem o itinerário pelo qual tiveram que passar os padres que estão à frente das paróquias. Percebendo tal lacuna, hoje damos início a uma série de publicações a respeito deste tema, começando pela primeira etapa que aquele que sente o chamado vocacional ao sacerdócio deve vivenciar.

Cristo, no decorrer da história da Igreja, chamou e continua a chamar pastores para cuidar do seu rebanho. Sendo ele o Bom Pastor por excelência, deseja agregar à sua obra redentora homens que estejam à altura de seus santos desígnios. No entanto, ainda que alguém se sinta chamado a tal entrega, como pode corresponder adequadamente? O primeiro passo para a resposta do vocacionado se obtém pela participação nos encontros vocacionais.

Os encontros vocacionais tem por finalidade o acompanhamento personalizado daqueles que se sentem chamados ao ministério presbiteral, por meio de colóquios com padres formadores; e de retiros e momentos de reflexão, que visam a ajudá-los no discernimento do chamado de Deus. Tais momentos permitem uma avaliação autêntica da vocação, levando em consideração as aptidões do candidato, sua livre determinação, vontade e motivações conscientes (e inconscientes). Assim, é possível tornar mais clara e audível a voz interior do Senhor, que chama seus futuros pastores.

Além disso, os encontros objetivam expor com clareza aos vocacionados como é a vida de um candidato ao ministério presbiteral, apresentando-lhes o Seminário e descrevendo em pormenores o processo formativo com suas atribuições, até a ordenação presbiteral. Desse modo, é possível ter uma noção prévia e ampla do caminho a ser trilhado.

Vocação é condição para assumir o ministério presbiteral. Isso significa que ninguém pode arrogar a si o direito de escolher o ministério do presbitério com base unicamente em suas aspirações. A vocação “é um dom de Deus” (Pastores Dabo Vobis, n. 41); o que implica que esse dom seja acolhido e cultivado com a devida atenção, para que não se perca.

No Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Penha, os Encontros Vocacionais acontecem no 3° Domingo de cada mês, no próprio Seminário (em virtude da pandemia, os encontros estão ocorrendo de maneira virtual, e sujeitos a alterações). É possível acompanhar e informar-se sobre o andamento dos encontros através do Instagram do Seminário (@seminarioaves), pelo site da Arquidiocese, ou então entrando em contato com a equipe vocacional (Contato ao final da página). Recomenda-se também que o interessado em iniciar o processo procure o padre responsável pela respectiva paróquia, a fim de obter ajuda e direcionamento na caminhada.

Foto de capa: Clerum Photos.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 24 junho
sábado 26 junho
domingo 27 junho
segunda-feira 28 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por