Como enfrentar a desinformação em espaços digitais religiosos

27 outubro, 2023

Em comemoração aos seus quatro anos de existência, o coletivo Bereia vai promover a oficina de checagem “Como enfrentar a desinformação em espaços digitais religiosos” na segunda-feira (30) a partir das 19h30. A atividade será transmitida ao vivo pelo canal do Bereia no YouTube, porém é necessário realizar uma inscrição prévia, pois somente os inscritos irão receber o certificado de participação nas atividades. Inscreva-se aqui!

Magali Cunha, jornalista e doutora em Ciências da Comunicação, pesquisadora do Instituto de Estudos da Religião (ISER) e colaboradora do Conselho Mundial de Igrejas, também é editora do Bereia e ela comenta que o coletivo atua há quatro anos no enfrentamento da desinformação em ambientes digitais religiosos, por meio do monitoramento de portais de notícias religiosos, de perfis de lideranças e influenciadores em mídias sociais e de conteúdo viralizado nos mais diferentes espaços.

“Nossa equipe atua na checagem das informações que estão no nosso radar, com pesquisa e redação de matérias que demonstrem se o que foi verificado é verdadeiro ou se é falso, enganoso, inconclusivo e impreciso, caracterizando, então desinformação”. E o evento do dia 30 de outubro é um presente às pessoas que seguem e apoiam este trabalho. “Neste ano, queremos apresentar nossa metodologia no trabalho de checagem e mostrar que ela pode ser aplicada por todas as pessoas comprometidas com o enfrentamento da desinformação por meio da oficina que demonstrará as técnicas e terá uma checagem ao vivo”, conclui.

Coletivo Bereia

O nome Bereia tem um caráter simbólico e faz parte de uma narrativa bíblica do Novo Testamento. Conforme o livro de Atos dos Apóstolos 17.10-15, a mensagem de Paulo e seus companheiros foi bem recebida na sinagoga judaica de Bereia, localizada na Grécia, na região da Macedônia. O texto registra um elogio aos bereanos, homens e mulheres, que mantiveram não apenas uma abertura em ouvir as Escrituras, mas de examiná-la.

Para mais informações acesse: https://coletivobereia.com.br

Compartilhe:

VÍDEOS

quinta-feira 30 novembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook