Complexo Reis Magos em restauração

31 março, 2022

Dando continuidade à reconstrução do caminho dos jesuítas no Espírito Santo, hoje, 31 de março foi “dada a largada” para mais um restauro. Desta vez no Complexo Jesuítico de Reis Magos em Nova Almeida no município de Serra que contempla a igreja, as instalações da antiga residência e promete “um Centro de Interpretação, café e loja que garantirão acessibilidade e sustentabilidade, climatização e uma galeria de artes”, conforme disse Érika Kunkel, presidente do Instituto Modus Vivendi responsável pelo projeto.

A cerimônia contou com a presença do arcebispo de Vitória, dom Dario Campos, pe. Paulo Régis, vigário episcopal para assuntos econômicos, pe. André Paiva, administrador paroquial, a vice-governadora, o prefeito de Serra e os patrocinadores, Instituto Cultural Vale e EDP.

O Complexo dos Reis Magos marca o início da evangelização no Espírito Santo e mantém até os dias de hoje uma estrutura que lembra a antiga aldeia onde os padres jesuítas iniciaram o núcleo de catequese indígena.

O representante do Instituto Cultural Vale, Ronaldo Barbosa lembrou que a igreja foi construída pelos indígenas e que é “uma igreja erudita pelas suas características e suas obras”. O representante da EDP, Fernando Saliba lembrou todos os profissionais que irão concretizar o projeto e disse que “a história se faz com pessoas”.

O prefeito da Serra, Sergio Vidigal lembrou o momento político que vivemos, referindo-se aos prazos que estão vencendo para que os candidatos decidam suas candidaturas e disse: “a política no Brasil não vive em cima de bandeiras, mas de interesses”. Depois, em tom de brincadeira, referindo-se ao fato do Complexo Reis Magos ser tombado disse “daqui a pouco vão me tombar também, porque eu era prefeito em 2001 quando também foi feito um restauro”. A vice-governadora, Jaqueline Moraes falou sobre a articulação do Governo para buscar parcerias e valorizou a importância do trabalho conjunto.

Dom Dario encerrou as falas e expressou um desejo: “com a restauração valorizamos os caminhos daqueles que seguiram Jesus e queremos que aqueles que aqui vierem visitar encontrem Jesus e sigam seu caminho. Quem aqui chegar vem para encontrar a história e volta por outro caminho”. Dom Dario fez referência ao encontro dos reis magos que procuravam Jesus com o rei Herodes que lhes pediu que ao encontrarem o Menino retornassem para avisá-lo e disse “Herodes esqueceu que aqueles que encontram Jesus voltam por outro caminho e ficou esperando. Os reis magos, porém, seguiram a estrela que os conduziu por outro caminho”. Dom Dario também convidou os presentes a um momento de oração pelos antepassados responsáveis pelo patrimônio que nos esforçamos por preservar.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

segunda-feira 23 maio
quarta-feira 25 maio
sábado 28 maio
terça-feira 31 maio
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por