COMUNIDADE CELEBRA 60 ANOS

12 maio, 2023

Amanhã, dia 13 de maio, a Igreja celebra a memória de Nossa Senhora de Fátima. Na área Vila Velha, a comunidade Nossa Senhora de Fátima, localizada em Ilha das Flores, pertence a Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus – Paul, comemora 60 anos de fundação.

Diversos são os testemunhos de fé e devoção à Nossa Senhora na comunidade, como é o caso da Dona Maria Eloisa Martins do Nascimento. Ela relatou que chegou em Ilha das Flores na década de 60. Naquela época não havia o templo físico e a comunidade se reunia na escola para as celebrações. Maria Eloisa destacou que sempre foi muito participativa na comunidade. Mãe de quatro filhos, ela sempre buscou em Nossa Senhora um referencial de mãe para conduzir seus filhos pelos melhores caminhos, seja na questão educacional ou até mesmo na prática religiosa.

Andreia Maria do Nascimento, filha de Dona Maria Eloisa, vê na mãe um exemplo de fé e serviço na comunidade. Andreia segue os passos de Dona Maria na profissão, pois assim como a mãe ela também é da área da educação, e na comunidade. Atualmente ela coordena a equipe do Crisma. Andreia destacou ainda que tem a grata felicidade de sempre preparar momentos de ação de graças na comunidade. Quando interrogadas se há algum testemunho de fé com Nossa Senhora de Fátima, ambas sorriram e afirmaram ser praticamente impossível relatar apenas um, visto que inúmeras graças são alcançadas diariamente, pela intercessão da Virgem Maria. Porém, Dona Maria Eloisa comentou: “Sempre que tivemos momentos de dificuldade, eu sentia a mão de Nossa Senhora. Sentia o manto dela nos protegendo”. Assim, ela evidenciou o quanto é grata a Nossa Senhora de Fátima pela força que ela sempre concedeu para que todos os desafios da vida fossem superados.

A comunidade está localizada na R. Antônio Abraão, 349 – Ilha das Flores, Vila Velha – ES, 29115-550. Amanhã, haverá a seguinte programação:

08h: Missa da Saúde com unção dos enfermos;

12h: Terço dos Devotos;

18h: Procissão luminosa com a imagem de Nossa Senhora de Fátima (saída da Comunidade Santa Teresinha);

19h: Missa Solene

Nossa Senhora de Fátima: Rogai por nós!

OS ENSINAMENTOS DE NOSSA SENHORA FÁTIMA

Em 13 de maio de 1917, aconteceu a aparição de Nossa Senhora de Fátima. Neste ano completamos 105 anos da primeira aparição. Primeira aparição, porque após 13 de maio de 1917, Nossa Senhora apareceu mais cinco vezes aos pastorinhos, até o mês de outubro. Nossa Senhora de Fátima apareceu a três pastorinhos: Lucia de Jesus Santos, e seus primos Francisco e Jacinta Marto, todos na faixa etária dos 10, 9 e 7 anos, respectivamente. Eles tiveram uma visão de Nossa Senhora no local denominado como “Cova da Iria”.

Sempre quando aparece para alguém, Nossa Senhora tem o intuito de ajudar em alguma situação difícil ou revelar que Deus nos ama mesmo diante da dificuldade. Nossa Senhora ensina que podemos perder tudo, menos a fé. E assim, como nas Bodas de Caná da Galileia, Ela intercede a Deus por seus filhos. Nossa Senhora diz: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. Ela nos ensina a confiar na graça e na misericórdia do Senhor. Nossa Senhora é aquela que anuncia a paz e acalma o coração.

Lúcia via e conversava com Nossa Senhora de Fátima, Francisco só via e não ouvia os diálogos, Jacinta via e ouvia, mas não conversava com Nossa Senhora de Fátima. Os três descreveram a aparição de Nossa Senhora da seguinte forma: “Parecia ter uns 18 anos a senhora, rodeada de claridade fulgurante, seu vestido era de uma alvura puríssima, assim como o manto ornado de ouro, que lhe cobria a cabeça e grande parte do corpo”. Eles disseram ainda: “O rosto sobrenatural e divino, estava sereno e grave, com uma sombra de tristeza. Em suas mãos, uma cruz de ouro com um terço em contas que pareciam pérolas, e de seu corpo, especialmente do rosto irradiavam feixes de luz, incomparavelmente superior a qualquer beleza humana”.

Por trazer uma preocupação consigo, os pastorinhos descrevem Nossa Senhora de Fátima com o rosto sereno e grave, com uma sombra de tristeza. A humanidade estava com o coração distante do Senhor e só pensavam em guerra. Em meio à Primeira Guerra Mundial, Nossa Senhora pede para que os pastorinhos rezassem pela paz mundial e pelo fim da guerra. A oração que eles deveriam fazer é o santo terço. A mensagem que Nossa Senhora de Fátima traz é de conversão e arrependimento. Ela diz que somente por meio da oração é possível alcançar a paz, e para eles não terem medo, pois ela era do céu.

A Virgem Maria insiste com eles sobre a oração do terço, pois somente com muita oração o comunismo cairia. Ela disse isso e, de fato, aconteceu. A oração e a Igreja, através do Papa São João Paulo II, tiveram papel decisivo na queda do muro de Berlim e, como consequência, o comunismo.

Nossa Senhora de Fátima pergunta às crianças se elas aceitariam voltar por mais cincos meses naquele mesmo local e na mesma hora ao longo do ano. As crianças aceitaram e voltaram (dentro do possível) naquele mesmo local nos meses seguintes. Ao longo das aparições, Nossa Senhora revelou às crianças alguns segredos e dentre esses segredos, ela fala sobre o atentado que o Papa São Joao Paulo II iria sofrer.

Durante uma de suas aparições, Nossa Senhora de Fátima ensinou aos pastorinhos a oração que rezamos sempre ao final de cada mistério do terço. Ela disse a eles: “Quando rezarem o terço, digam após cada mistério; ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem”. Nossa Senhora de Fátima previa que a humanidade estava com o coração longe de Deus, mergulhada no pecado e próxima do inferno e não do céu. Após a terceira aparição, o povo começou a acreditar naquilo que as crianças diziam, e cada vez mais se aglomeravam mais pessoas, e na última aparição o número de pessoas chegou a 30 mil.

Na sexta aparição, Nossa Senhora de Fátima disse à Lúcia que com o dinheiro arrecadado com as doações, deveria ser construído naquele local uma capela, dedicada à Nossa Senhora do Rosário, pois Ela sempre aparecia com o terço na mão. Foi acrescentado “Fátima”, por ela ter aparecido na cidade de Fátima.

Nossa Senhora nos ensina o caminho da oração e do amor ao próximo. Que a Virgem de Fátima interceda pelo Papa Francisco e pela Igreja, e que o Espírito Santo renove o coração de cada fiel. Passaram 106 anos, mas a mensagem de Fátima é sempre atual, sobretudo, façamos tudo aquilo que o Senhor nos disser [CNBB – Adaptado]

 

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook