A partir do próximo dia 30 de outubro, às 19h, a Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes – Ponta da Fruta, retornará com as celebrações presenciais. A Comunidade pertence à Paróquia Nossa Senhora de Nazaré e teve a parte externa reformada, ganhando um deck de madeira, um mirante 180º, além da reurbanização do morro que dá acesso à Igreja.
Para o pároco, Padre Paulo Régis, “o novo paisagismo integrado ao deck e os mirantes tendo a cruz no centro da Igreja, ‘Comunidade Católica da Pedrinha’, acolhem bem o turista-peregrino que desejando se integrar ao criador, se dirigem a este local que por inspiração dos primeiros moradores e pela fé edificaram esta obra […]”.
De acordo com o Padre, ela foi inaugurada no final do ano de 1945. Ele ainda completou dizendo: “Este local permite aos moradores e a quem visita, firmar nossos passos e iluminar a cada um na construção de dias melhores pela invocação daquela que é toda de Deus, plena de luz, a Nossa Senhora dos Navegantes, a quem suplicamos: ensine-nos a navegar”.
O Seminarista Vitor Valentim – 3° Ano de Teologia, que faz pastoral na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, destacou a importância do retorno das celebrações na comunidade nesse momento: “A comunidade paroquial se alegra com o retorno das atividades religiosas na ‘Igreja da Pedrinha’, momento de suma importância para vida espiritual de nossa paróquia. A obra de revitalização no entrono do templo trará para a comunidade, bem como aos turistas que nos visitam, uma maior segurança e conforto ao subirem o ‘Morro da Pedrinha’ para rezarem ou para contemplar as belezas naturais que nos proporciona a vista”.
Todos os fiéis são convidados para participar das celebrações que serão realizadas aos domingos, a partir das 19h.
INFORMAÇÕES
Local: Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes – Rua Nossa Senhora dos Navegantes – Nova Ponta da Fruta, Vila Velha – ES, Cep: 29129-055.
Data: 30 de outubro – Domingo
Horário: 19h
ORAÇÃO À NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES
“Ó Nossa Senhora dos Navegantes, Filha de Deus, o criador de tudo; protegei-me em todas as minhas viagens. Que os ventos, tempestades, borrascas, raios e ressacas não afetem minha embarcação, que nenhum empecilho ou surpresa indesejada mude minha rota ou atrase a minha viagem.
Senhora dos Navegantes, minha vida é a travessia de um mar furioso. As tentações, os fracassos e as desilusões são como as ondas furiosas desse mar, que ameaçam afundar a mim e minha embarcação no abismo do desânimo e do desespero.
Virgem Maria, nas horas de perigo eu penso em vós e o medo se vai, o ânimo e uma disposição de lutar e vencer voltam para mim. Com a vossa proteção e a de vosso filho, a embarcação da minha vida há de permanecer segura.
Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós.
Ouça minha oração.
Amém!”
Texto: Renann Siqueira
Fotos: Pascom – Paróquia Nossa Senhora de Nazaré