Congresso de catequese 2022: conheça nossa logo

11 agosto, 2022

O Congresso de Catequese 2022 sem dúvidas trará novos horizontes para os catequistas da nossa Arquidiocese.  E pensando nisso, foi criada uma identidade visual que remete a caminhada percorrida pelos catequizandos e catecúmenos ao longo da jornada catequética. Com isso apresentamos a logomarca do Congresso e, consequentemente, a logo da Comissão Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética. São estes os elementos:

A Água: A água batismal, representada pelas linhas onduladas em azul, é o símbolo do primeiro passo no caminho da Iniciação à Vida Cristã. No Batismo acontece a morte do homem velho e o renascimento do homem novo (cf. Rm 6, 4). Com isso somos incorporados ao corpo de Cristo, ou seja, a Igreja (cf. Cl 1,18).

O número três nos recorda a realidade trinitária do Batismo, como pede o próprio Jesus em Mt 28, 19: “Ide, pois, e fazei discípulos todos os povos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito”.

A Vela: A luz está presente nos três Sacramentos da Iniciação à Vida Cristã, através do Círio Pascal, a grande luz que é o próprio Jesus. Ao recebê-la no Batismo, somos chamados a ser, também, luz do mundo e a caminhar como filhos (as) da luz (cf. Ritual do Batismo de Crianças, 83-84). Neste sentido, o cristão que é membro de Cristo e corpo da Igreja é chamado a “difundir em torno de si o Reino de Deus” como a vela difundi a luz ao seu redor (Doc. CNBB 19,139).

A Palavra: A Bíblia norteia toda a caminhada daquele que deseja, verdadeiramente, alimentar-se de Deus. “A Iniciação à Vida Cristã e a Palavra de Deus estão intimamente ligadas. Uma não pode ocorrer sem a outra” (DGAE 2019-2023). Na imagem, a Palavra está representada pelo livro aberto em tons de cinza.

A Hóstia: Na Eucaristia vivemos e permanecemos em Cristo e Ele em nós (cf. Jo 6,56-57). Assim, na caminhada catequética encontramos a “fonte e o ápice da vida cristã” (SC 47), pois, no partir do pão os olhos se abrem e reconhecemos a face de Cristo (cf. Lc 24,30-31).

Os raios: A cor do elemento remete ao óleo santo da crisma, assinalado na fronte do iniciado. Neste Sacramento, onde é recebido os dons do Espírito Santo, é concedido o aperfeiçoamento da graça batismal e dota os crismados dos 7 dons (cf. Is 11,1-2; CIgC 1831), representados pelos raios na imagem.

A caminhada catequética, demonstrada na logo, é renovada a cada celebração da Vigília Pascal, na qual celebramos todo o mistério da ação salvífica de Deus na encarnação do Filho e no sopro renovador do Espírito Santo.

logo-catequese

Anexos

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

segunda-feira 3 outubro
quarta-feira 5 outubro
sábado 8 outubro
domingo 9 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook