O Congresso de Catequese Online promovido pela Comissão Bíblico Catequética da Arquidiocese de Vitória, tem como tema: “Então Jesus chamou-os para estarem com ele e para envia-los a anunciar” (Mc 3,14). O congresso está sendo um momento de formação para muitos catequistas, tendo como objetivo contribuir para formação e a evangelização. Para a catequista Adriana Vieira da comunidade Nossa Senhora Aparecida, na paróquia São Benedito, no município de Serra, este momento é uma oportunidade de fortalecer a missão de ser catequista e aprofundar a sua fé. “Está sendo para mim uma motivação para continuar minha missão de catequista, ele me tocou profundamente. Pois há meses venho pensando em desistir de ter compromisso na igreja. Ser catequista é um um caminho constante de buscas de novas formas que possa nos orientar nesse itinerário feito a partir de Cristo e com Cristo, deixando Ele ser o centro de nossa vida e vivenciar o seu amor que nos convida a sair de nós mesmo e ir ao encontro do outro”, afirmou.
Para o secretário da Comissão Bíblico Catequética, Venison Reis, a importância deste Congresso se dá pelo fato de que, os catequistas neste momento estão podendo contemplar, refletir, aprofundar, todas as questões que estão sendo tratadas no âmbito da catequese. A proposta é exatamente, ver os novos caminhos da iniciação cristã de acordo com o Diretório para Catequese.
Nesta quinta-feira, 27, o professor e doutor Moisés Sbardelotto, fez a assessoria da palestra: “Catequese e redes sociais: como utilizar para bem comunicar”, ele abordou a importância dos meios de comunicação para os encontros de catequese. No meio de tanta conectividade e midiatização a comunicação convive com novas experiências e práticas de fé, sendo primordial aprofundar a reflexão sobre a cultura digital na perspectiva das inter-relações entre o ser humano, a tecnologia, o ambiente e o sagrado.
Durante a palestra, “Catequese em tempo de pandemia: desafios e superações”, que aconteceu na quarta-feira, 26, a assessora Lucimara Trevizan, provocou os catequistas com a seguinte pergunta: “O que fazer, realizar o mesmo encontro catequético presencialmente através de uma plataforma digital?”. Ela destacou que o mais importante é ser testemunho de misericórdia na vida do catequizando. Neste tempo de pandemia do novo coronavírus, as plataformas digitais e redes sociais (grupos) nos ajudam a não perder o contato com o catequizando.
Os catequistas estão na frente do grande trabalho de evangelização, são aqueles que no dia-a-dias fazem acontecer a iniciação cristã, que estão perto, não só dos catequizandos, mas também de suas famílias, que promovem o envolvimento das comunidades no trabalho cristão.
Link da palestra da Lucimara Trevisan: https://www.youtube.com/watch?v=QScU5iSJhaI&list=PLCRvku_B2NnnkvUUABrzYYSlFr-0QJvkG&index=2
Link da palestra do Prof. Moisés Sbardelotto: https://www.youtube.com/watch?v=HTaTx9KzYRQ
Confira a continuação do Congresso de Catequese Online:
Sexta-feira (28 de agosto), às 19h30, Canal do Youtube da Arquidiocese de Vitória
Palestra: Círculo-Bíblico: catequese na igreja doméstica, palestrante: Pe. Claúdio Alves Moreira
Sábado, (29 de agosto), às 17h, Canal do Youtube da Arquidiocese de Vitória
Palestra: Catequese e sacramentos: iniciação à vida cristã, palestrante: Pe. Thiago Faccini
Dúvidas e mais informações:
Telefone: (27) 99727-2637 / (27) 3025-6265
E-mail: [email protected]
Saiba mais sobre o 1º Congresso de Catequese Online:
· Congresso de Catequese Online
· “Família e comunidade eclesial: lugar da catequese”
· Encontros de catequese on-line
· 2º dia de Congresso aborda Novo Diretório da Catequese
· Em 3º dia de congresso, palestra aborda Catequese e Espiritualidade: comunhão de fé e vida
Anexos
- Catequese em tempo de pandemia (186 kB)
- Catequese digital - Vitória (160 kB)