Conheça o centro social em Guarapari

11 abril, 2021

Na região que faz parte da área Pastoral Benevente existe o Centro Social Santa Mônica, localizado no bairro Bela Vista em Guarapari –Es. Administrado pelas Irmãs da Consolação o projeto atende crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.

No momento, o projeto atende apenas no período vespertino cerca de 50 crianças e adolescentes de 06 a 14 anos e 11 meses.  No período matutino, os atendidos frequentam a escola, garantindo assim a sua matrícula ativa no Centro Social Santa Mônica, pois a frequência à escola é essencial.  O desejo das irmãs da Consolação é atender em tempo integral tendo em vista a necessidade.

No período que as crianças estão no centro social, ficam em constante aprendizagem, com oficinas e projetos que todo ano são elaborados e desenvolvido pelas três equipes de gestão e educadoras dos três centros sociais que a Congregação das Irmãs administram. Na entrada às 13h30mim, tem o “Boa tarde Família”, onde é feito a acolhida e depois cada turma vai com suas educadoras para as salas.

No momento, o projeto tem duas turmas, uma de 06 a 10 anos e outra de 10 a 14 anos e 11 meses.  As educadoras elaboram atividades de acordo com as necessidades de suas turmas, sem sair do tema e do seu planejamento mensal e diário, e principalmente atividades que trabalham a criatividade e o lado artístico de cada um.

Neste ano acontece a continuidade do projeto do ano passado que é: “Semente de hoje, fruto do amanhã”, que tem como lema “Aqui a gente colhe”. Um trabalho voltado para o cuidado da casa comum, levando a refletir sobre o crescimento de cada um como cidadão e profissional no futuro.

Além dessas atividades, o projeto conta com o apoio de voluntários que ajudam na preparação do lanche, oficina de reforço escolar, oficina de esportes e artes e cultura. Existe o incentivo aos estudos das crianças e adolescentes, e tem sempre a parceria da escola, juntamente com a oficina do reforço escolar, onde cada criança leva seu material com as atividades para casa e com auxílio da família elas são desenvolvidas.

As atividades no Centro Social se encerram as 17h, porém o trabalho não termina, a Assistente Social do projeto, busca junto às famílias das crianças atendidas, levar um pouco mais de dignidade e respeito para aquelas que precisam de consolo. Sendo assim o trabalho é constante e diário.

Com a pandemia, o Centro Social precisou suspender as atividades e os eventos que eram feitos para arrecadação de fundos para a manutenção da instituição, mas a necessidade das famílias não parou com a pandemia, pelo contrário aumentou, e eles precisam de ajuda para manter esse lindo e árduo trabalho.

Doações pelo Picpay @centrosocialsantamonica. Caso tenha interesse de conhecer melhor esse trabalho, o contato pode ser feito por telefone (27) 98808-9943, falar com Daiana Lorencini, Educadora Social do Centro social Santa Mônica.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sexta-feira 1 outubro
domingo 3 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por