Convento da Penha: mais missas no verão

11 janeiro, 2022

Diante do crescente número de visitantes e turistas que acorrem ao principal ponto turístico, religioso e histórico do Espírito Santo, a fraternidade franciscana do Convento da Penha, vai ampliar o horário de funcionamento e realizar mais Missas no Campinho até o carnaval. A iniciativa tem o objetivo de acolher ainda mais os peregrinos e fiéis que muitas vezes viajam de outros estados e até de outros países e desejam conhecer um dos Santuários Marianos mais importantes do Brasil.

A medida passa a valer a partir do próximo sábado, dia 15 de janeiro, assim os turistas que estão de passagem pela Grande Vitória, podem aproveitar as praias capixabas ou os outros pontos turísticos e subirem ao Convento no mesmo dia, por exemplo, para a celebração da Santa Eucaristia.

De acordo com o Guardião do Convento, Frei Djalmo Fuck, a ideia é possibilitar aos fiéis mais horários de Missas e aumentar não só a quantidade de visitantes como distribuí-los em mais tempo de funcionamento. “Na prática, havia um espaçamento muito grande entre uma Missa e outra, agora nós vamos possibilitar mais horários, caso alguém perca uma Missa, pode subir até a Capela para rezar e quando estiver descendo, pode participar de uma Missa”, comentou Frei Djalmo.

Frei Djalmo reiterou que só foi possível planejar os novos horários de funcionamento do Convento porque as condições sanitárias permitiram, uma vez que a quantidade de pessoas vacinadas é satisfatória. “Graças a Deus muitas pessoas aderiram à vacinação contra a covid-19, e com isso a gente conseguiu pensar em uma programação de verão, ao menos até o carnaval, para acolher melhor as pessoas. A vacina é importante pois nos dá essa segurança em avançarmos, devagar, com cautela, com cuidado, em novas atividades em novos horários”, explica.

Os frades não descartam a possibilidade de estender os novos horários mesmo com o fim do verão. Há expectativa que até a Festa da Penha (neste ano realizada de 17 a 25 de abril) o Convento continue a oferecer mais celebrações eucarísticas e horários mais estendidos para visitação. “Temos uma reunião com a comissão organizadora da Festa da Penha no início de fevereiro, lá vamos analisar o cenário atual da pandemia no Espírito Santo e diante disso será possível planejar alguns passos importantes”, disse Frei Djalmo Fuck.

Uma outra novidade anunciada pelo novo Guardião e Reitor do Convento da Penha, é a realização de algumas Missas na Capela no alto do Convento. “Por enquanto nós ainda vamos fazer aqui no Campinho as Missas, mas nosso desejo é que aos poucos, na medida do possível, se a gente se cuidar, fazermos nossas celebrações lá dentro do Santuário, enquanto isso ainda não for possível, vamos fazer as nossas celebrações das Missas no Campinho”, finalizou Frei Dalmo.

Missas presenciais no Campinho

Segunda a sexta
7h, 9h, 10h30, 15h (também transmitida pelas redes sociais) e 17h

Sábados
7h, 9h, 10h30, 15h (também transmitida pelas redes sociais), 17h e 19h

Domingos
5h, 7h, 9h (também transmitida pelas redes sociais), 10h30, 15h e 17h

Confissões (sem necessidade de agendamento)

Diariamente
8h30 às 11h e 14h às 16h

Portão de acesso ao Campinho

Segunda a sexta
6h às 17h30

Sábado
6h às 19h30

Domingo
4h às 17h30

Visitas ao Santuário

Segunda a sábado
A Capela fica aberta ao público de 6h às 17h30, apenas para oração pessoal e visitação.

Domingos
A Capela fica aberta ao público de 4h às 17h30, apenas para oração pessoal e visitação.

Secretaria e Sala dos Milagres

Diariamente
8h às 16h

Lanchonete

Segunda a sábado
8h às 16h

Domingos
8h às 17h

Capela de São Francisco

Diariamente
7h às 17h

Vans de transporte

Segunda a sexta
6h às 18h30

Sábado
6h às 20h30

Domingo
4h30 às 18h30

Subida de automóveis

Acesso liberado aos primeiros quarenta (40) automóveis que chegarem para a Missa das 7h (de segunda a sábado) e Missa das 5h (aos domingos), após este horário ou atingindo o limite de vagas, a subida de automóveis ficará restrita àqueles que estiverem transportando bebês de colo, idosos com dificuldade de locomoção e portadores de necessidades especiais. As vans funcionam normalmente.

Durante as Missas não é permitida a subida de automóveis ainda que estejam nas condições permitidas acima.

É importante ressaltar o uso obrigatório de máscara, álcool (em gel ou 70%) e o distanciamento social.

Orientações gerais

– Insolação: O Campinho não conta com muitos espaços sombreados e, à medida que os relógios avançam, o sol se torna mais marcante. Diante disso, nas Missas realizadas no período em que há maior incidência de sol, para diminuir o efeito da insolação, sugerimos que os fiéis utilizem bonés, chapéus ou mesmo sombrinhas.

– Devotos e visitantes: Ao Convento se dirigem pessoas com diversas motivações. Merece destaque o sem número de pessoas que sobem a Montanha Sagrada para o encontro com o Senhor; ao mesmo tempo, nota-se crescente frequência dos que sobem com objetivos de recreação e turismo, especialmente a partir da metade da manhã. Aos que visitam o Convento para a prática de atividade física, ressaltamos: respeite sempre o fiel devoto e o espaço religioso.

– Visitas seguras: Mesmo se tratando de espaço aberto, há alerta ao povo quanto à obrigatoriedade do uso da máscara, além do distanciamento e uso de álcool em geral. Por isso, para tirar uma foto, por exemplo, os visitantes podem tirar a máscara, para a comunhão também. Já noutros momentos, o uso da máscara é indispensável.

– Clima de oração: Uma vez que a Capela está aberta apenas para visitação e oração pessoal, atenção ao clima de oração e recolhimento que o próprio local sugere. Ao visitar o interior da Capela de Nossa Senhora da Penha, mantenha o silêncio. Ah, e cuidado com os trajes! Não é permitido acessar o Santuário utilizando roupas de banho ou trajes inadequados para o ambiente.

 

Com informações do site do Convento da Penha

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook