Corpus Christi

3 junho, 2021

Nesta quinta-feira (03) a Igreja em todo mundo celebra a festa de Corpus Christi, palavra que do latim significa Corpo de Cristo. Esta celebra solenemente o mistério da Eucaristia, corpo e sangue de Jesus Cristo, sacramento sagrado da Igreja. A data é móvel, mas todos os anos acontece em uma quinta-feira, em alusão a Quinta-feira Santa quando Jesus instituiu a Eucaristia na última ceia com os seus apóstolos.

Padre Renato Criste é o coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Vitória e ele destaca que “a festa de Corpus Christi é uma tradição da Igreja, data em que se proclama publicamente a Fé na presença real de Jesus na Eucaristia, na espécie do pão e do vinho. É uma manifestação pública da nossa Fé e é o único dia no ano em que se é autorizado sair com o Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade manifestando de fato a nossa Fé em Jesus eucarístico”.

Devido ao contexto da pandemia, assim como no ano passado, neste ano a organização das solenidades no território arquidiocesano não será muito diferente. Ainda não é possível fazer as tradicionais procissões com a participação física dos fiéis e nem a confecção dos tapetes com recursos da natureza ou produtos recicláveis, onde Jesus sacramentado passa.

“Por conta da pandemia neste ano nós estamos adaptando essa tradição sugerindo que se faça carreata. Isto é, o Santíssimo Sacramento vai sobre um carro devidamente preparando percorrendo as principais ruas e avenidas do território de cada paróquia e Dom Dario neste ano – como no ano passado – também insiste que ao longo do trajeto se promova a campanha de recolhimento de alimentos que é um gesto concreto de manifestar a presença real de Jesus na eucaristia que se dá a nós como pão partilhado”.

O sacerdote também destaca que a movimentação solidária em Corpus Christi neste ano vai reforçar a Campanha paz e pão, que é mais uma iniciativa que motiva a todos os fiéis da Igreja particular de Vitória a colaborarem com os irmãos que neste momento estão sofrendo as consequências diretas e indiretas provocadas pela pandemia.

“Sabemos do crescente número de desempregados e das inúmeras famílias que estão vivendo grandes necessidades, dentre elas a fome. E quem tem fome não pode esperar. Então daí surge a Campanha Paz e Pão em que se busca promover através dessa ação imediata de recolhimento de alimentos amenizar o sofrimento das pessoas e claro contribuir também com uma sociedade mais digna, onde se promova e construa a paz”.

25 anos do Congresso Eucarístico Nacional

Neste ano 2021 acontece a comemoração dos 25 anos da realização do 13º Congresso Eucarístico Nacional, ocorrido em Vitória, em 1996, e padre Renato ressalta que as paróquias da Arquidiocese estão sendo motivadas para que façam memória deste grande acontecimento. Foi orientado que as comunidades da Arquidiocese realizassem um tríduo eucarístico nos 3 dias que antecederam a festa de hoje, recordando esse marco da Igreja particular de Vitória. Inclusive foi oferecido um pequeno subsidio para este momento.

“O Congresso Eucarístico Nacional foi um marco histórico da nossa Arquidiocese de Vitória e que devemos agora retomar. Como sugere o próprio tema deste Congresso Eucarístico “Eucaristia, fonte para a Igreja” mais do que nunca precisamos encontrar na Eucarístia o nosso remédio, sustento, como superação das dificuldades que muitas pessoas estão vivendo e enfrentando neste momento”.

Programação na Catedral Metropolitana de Vitória

A partir das 9h acontece uma missa presidida pelo Arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos, na Catedral. Às 17h também será realizada outra missa e logo após uma carreata com o Santíssimo Sacramento sairá pelas ruas do Centro de Vitória. Padre Renato reforça que neste ano para tentar diluir a participação dos fiéis, que costumam ir em grande quantidade à Catedral, serão realizadas duas celebrações eucarísticas com transmissão pela Rádio América e a das 17h pelas redes sociais da Catedral Metropolitana de Vitória.

“Particularmente falando do território da paróquia onde estou pároco nós organizamos do seguinte modo: há uma referência em cada prédio ou em uma quadra dos bairros e dos morros para organizar o recolhimento dos alimentos. E quando o Santíssimo Sacramento passar em frente a estes prédios e casas uma outra equipe formada por jovens vai recolher estes alimentos”, explica padre Renato Criste.

Ao todo serão 40 pontos de coleta de alimentos no Centro de Vitória e de acordo com informações da Pastoral da Comunicação da paróquia, todos os prédios têm alguém cadastrado que movimenta as doações nestes. Foram entregues papéis para elevadores e algumas pessoas colocaram caixas ou carrinhos nas portarias para esta arrecadação.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 16 junho
sábado 19 junho
segunda-feira 21 junho
quinta-feira 24 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook