“Cristo é nossa referência”, destaca padre no DNJ

29 outubro, 2020

No último domingo, 25 de outubro, na Catedral Metropolitana de Vitória, em Vitória (Es), foi celebrado o DNJ (Dia Nacional da Juventude) na Arquidiocese de Vitória. Diversas expressões juvenis e representantes de jovens paroquiais estiveram participando deste momento de fé e alegria.

Mesmo no contexto da pandemia do novo coronavírus, representantes de vários seguimentos juvenis de nossa arquidiocese marcaram presença (Novas Comunidades, Pastoral da Juventude, EJC, Grupos de Jovens Paroquiais, Congregações Religiosas, Seminário Nossa Senhora da Penha, entre outros). A cada ano o DNJ propõe a discussão e reflexão sobre algo relacionado à vida da juventude, sempre com temas e lemas que dão sequência às reflexões iniciadas com a Campanha da Fraternidade, e que norteiam as atividades permanentes da Comissão para a Juventude da CNBB. Este ano o tema foi “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Ouviu e juntos com eles caminhou” (Lc 24 – 15,17).

O seminarista Juliano, do 1º ano de teologia destaca que o DNJ 2020 foi uma experiência e vivência incrível. “Temos uma Igreja com jovens que sabem respeitar a diversidade e o carisma do irmão. Cheguei no seminário e os seminaristas que acompanharam a live disseram que a comissão está de parabéns pela iniciativa e o evento”, destaca.

O evento teve início com a celebração eucarística, presidida pelo coordenador da Comissão para Juventude, Pe Alexandro Firmino Barbosa, “Padre Sandro” e concelebrada pelo padre Beto, da congregação dos Passionista. Em sua homilia, padre Sandro destacou que a centralidade da juventude é o Cristo. Na diversidade dos carismas, cada expressão juvenil deve ter Jesus Cristo como o que une os jovens na sua totalidade.

Ao final da celebração houve uma homenagem à Nossa Senhora da Vitória, como modelo de jovem missionária. Alguns jovens entraram com rosas e ofertaram em um arranjo. Logo após foi lido uma carta em celebração ao Dia Nacional da Juventude. (em anexo)

Seguindo a programação do DNJ 2020 na Arquidiocese de Vitória, a Comissão para Juventude realizou uma live show que contou com a participação de diversos jovens representando os seguimentos juvenis que compõem a Comissão Pastoral para Juventude.

O que é o DNJ?

O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985 (Ano Internacional da Juventude, ONU) como uma atividade permanente da CNBB que é realizada nas dioceses de todo o país. Com total apoio dos pastores de nossa Igreja, o DNJ quer celebrar a vida dos (as) jovens de forma alegre, descontraída e comprometida com a realidade social em que vivem, tendo como base a Pessoa e a Mensagem de Jesus Cristo.

Por que celebrar o DNJ?

Para celebrar a unidade e a vida de todas as juventudes diocesanas; A cada ano, o DNJ propõe a discussão e reflexão sobre um tema relacionado à vida da juventude; Sempre com temas e lemas que dão sequência às reflexões iniciadas com a Campanha da Fraternidade, e que nortearam as atividades permanentes da Comissão para a Juventude da CNBB.

Quando acontece o DNJ?

O DNJ no Brasil é celebrado sempre no último domingo de outubro, menos em época de eleições, quando pode ser atrasado ou antecipado em uma semana. É um evento comemorado em todo o país. Jovens de todas as dioceses e paróquias se reúnem antecipadamente para planejar e discutir os temas e as atividades que serão conduzidas durante esse dia.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

segunda-feira 25 outubro
quarta-feira 27 outubro
quinta-feira 28 outubro
sexta-feira 29 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por