De Bom Jesus para o colo da Mãe.

15 julho, 2023

 

Era fim da tarde do dia 08/07/2023 e as pessoas em passos ligeiros começavam a chegar na praça em frente à Igreja matriz do bairro Flexal, em Cariacica/ES, procurando o melhor lugar para assistir à celebração litúrgica onde foi dada a posse canônica ao novo pároco da paróquia Nossa Senhora da Penha, padre Carlos Antônio Conceição.
O novo pároco, que prefere usar a palavra acolhida, ao invés de posse, ficando claro de que se trata de um homem de raízes profundas no servir.
Presidiu a celebração, Dom Dário Campos, Arcebispo da arquidiocese Metropolitana de Vitória, que em sua homilia explicou a importância e o significado do rito da posse canônica “sempre muito profunda em si mesmo”, e ainda completou após explicar o significado de posse, (palavra usada no direito canônico) “nós não temos posse de nada, nem de nossa própria vida, nós estamos a serviço colaborando e ajudando aos irmãos” revelando seu pensamento particular.

Dom Dario ainda pediu palmas ao Padre Vitor, que até a chegada do padre Carlos foi administrador da paróquia.

Os símbolos que representativos para os rito de posse, foram entregues um a um ao novo padre: a estola, as chaves, e os livros da paróquia, recebendo a sua nova missão de pastoreio.

O mestre de cerimônias, diácono Jeremias, da paróquia Bom Jesus leu cuidadosamente a provisão que acolheu ao Padre Carlos Antônio Conceição como o novo pároco da paróquia Nossa Senhora da Penha.

Vários padres e diáconos se fizeram presentes na celebração, padre Carlos Conceição é muito querido por todos vários padres da área Cariacica e Viana, e também de Guarapari.

Representando toda a paróquia, a Coordenadora Luzia deu as boas vindas, “estamos juntos para escrever uma nova história nesta paróquia” e continuou “ obrigado pelo seu sim a nossa paróquia”
Emocionado padre Carlos disse suas primeiras palavras como pároco da paróquia Nossa Senhora da Penha, em Flexal, lembrou que no dia 7/07 (Véspera da acolhida na paróquia) completou 55 anos de batizado, agradeceu o “dom da vida e o dom da fé que recebeu da igreja que acolheu o pedido da minha mãe quando eu tinha apenas 28 dias de nascido e considero a fé a minha segunda vida, é assim que eu vivo” acrescentou.

Padre Carlos seguiu agradecendo ao Dom Dario, a seus parentes que vieram de estados como, São Paulo e Bahia, considerou a presença deles como um presente da mãe das alegrias. Agradeceu a acolhida preparada pelas 15 comunidades da paróquia que agora será o pastor.

E sentindo forte emoção, agradeceu a presença grande e generosa da paróquia Bom Jesus, marcando presença com 11 (onze) ônibus cheios de fieis. “Foram nove anos fecundos e intensos, de amizade sincera e verdadeira” a emoção saltava aos olhos.

Para finalizar a noite de emoções, Padre Carlos cantou a música que fez especialmente para o momento, um hino de louvor e adoração a nossa Senhora, a mãe das alegrias e também um lindo poema:

“Senhora da Esperança, passa na frente, e ajuda-nos a acolher o presente e o futuro da Igreja do Cristo em cada criança. Que nossas liturgias sejam espaço de constante, profunda e generosa acolhida da meninada.” (Trecho) 

 

por, Sérgio Renato, PASCOM, área pastoral Cariacica e Viana.


Fotos: PASCOM – paróquia Nossa Senhora da Penha.

link Instagram (vídeo homenagem)

https://www.instagram.com/reel/CupByF4NPbk/?igshid=YzcxN2Q2NzY0OA==

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 19 maio
segunda-feira 20 maio
Nenhum evento encontrado!

Facebook