“Dei Verbum”: primeira semana

2 agosto, 2023

A Arquidiocese de Vitória continua revisitando o Concílio Vaticano II com o início da terceira etapa do projeto Formando Discípulos Missionários de Jesus. A partir desta semana as reflexões acontecem em torno da Constituição “Dei Verbum”. Na tarde desta quarta-feira (02) foi gravado o podcast com Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, Bispo Auxiliar, que foi o responsável por traduzir o documento em um subsídio de oração para nortear os encontros nas paróquias, comunidades e movimentos da Arquidiocese.

De forma geral a Constituição Dogmática “Dei Verbum” é marcada por uma importante reflexão sobre a Revelação Divina e diz respeito ao núcleo central de toda a experiência cristã e o seu fundamento principal. Dei Verbum significa palavra de Deus, verbo de Deus e Dom Andherson explica: “podemos até pensar e erroneamente, que a Dei Verbum se trata da Bíblia, ela vai tratar da Bíblia, pois temos capítulos sobre antigo testamento, novo testamento, entre outros. Porém a “Dei Verbum” vai além. Ela trata do desejo amoroso de Deus de se revelar”.

Especificamente sobre a “Dei Verbum” Dom Andherson destaca que “o Concílio Vaticano II começou apresentando em sua primeira sessão um documento de reflexão sobre a revelação e como havia um conjunto de elementos e fatores era preciso tratar de maneira especial a revelação e a palavra de Deus. Este documento que depois seria a ‘Dei Verbum’, foi retirado da pauta e foi criada uma comissão para que refletisse sobre a Revelação Divina. E o concilio vaticano II foi muito marcado pela ‘Dei Verbum’.”

“O Pilar da Palavra de Deus”

Em sua totalidade esta Constituição Conciliar possui 6 capítulos, contando com o Proêmio, que seria sua introdução. Mas na verdade seriam necessários nove encontros, por causa das semanas de oração do “Formando Discípulos Missionários de Jesus”, e Dom Andherson dividiu alguns capítulos em duas partes, outros em mais partes, para que pudéssemos ter seis capítulos em nove semanas. Então de 30 de julho a 05 de agosto o tema refletido é “O Pilar da Palavra de Deus”.

“Na verdade, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB propõem quatro pilares e um deles é o Pilar da Palavra e por isso ali nós começamos com o Pilar da Palavra, ou seja, o diálogo necessário para que nós reconheçamos a força da Palavra em toda ação missionária da Igreja. A palavra de Deus é a fonte da vida e da missão da Igreja e é isso que nós tratamos nesse primeiro dia. Desde os catequistas, aos ministros extraordinários da sagrada distribuição da Eucaristia, os agentes de círculos bíblicos, de todas as pastorais e ministérios, homens e mulheres que devem ter os corações aquecidos pela palavra, afim de que realizem a missão que a cada um foi confiada.

Acesse aqui o livro completo Formando Discípulos Missionários de Jesus – à Luz da Dei Verbum 

Ouça a explicação de Dom Andherson Franklin sobre o primeiro encontro: “O pilar da palavra de Deus”

 

Compartilhe:

VÍDEOS

segunda-feira 26 fevereiro
terça-feira 27 fevereiro
segunda-feira 4 março
Nenhum evento encontrado!

Facebook