Depressão

21 outubro, 2020

A depressão é uma alteração de humor caracterizada por uma tristeza profunda. Pode ocorrer em todas as idades e seus principais sintomas são: insônia ou sono excessivo, isolamento social, diminuição do interesse ou prazer em atividades que antes eram prazerosas, perda ou ganho de peso, cansaço ou perda de energia, dificuldade para pensar ou se concentrar, pensamentos sobre morrer ou tirar a própria vida.

Segundo Giselle Tavares, especialista em Terapia Cognitiva Comportamental, em artigo escrito para a Revista Vitória, “todos nós, em algum momento de nossas vidas já passamos por crises ou conhecemos alguém que já passou. As pessoas passam por momentos de crises que se sentem incapazes de enfrentar determinadas situações, ficando mais vulneráveis e tristes”.

De acordo com os dados do levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2019, pessoas entre 60 e 64 anos são as mais afetadas pela depressão no País, representando 11,1% dentre os 11,2 milhões de brasileiros diagnosticados com a doença.

É importante distinguir a tristeza e a depressão. Muitos acham que uma pessoa triste já é uma pessoa deprimida. A depressão é um quadro com várias pinceladas e a tristeza é um sentimento. A tristeza não é uma doença, e sim uma condição existencial de todo ser humano. A tristeza é provocada por situações desagradáveis que atinge a vida do ser humano como a perda de um parente, o término de um namoro… Já na depressão o humor fica deprimido o tempo todo, por dias e dias. Não existe satisfação em se fazer nada, tudo perde sentido e deixa de ser prazeroso.

Pedro Camilo, em artigo escrito para a Revista Vitória, afirma que “a tristeza é existencial, mas uma vida triste causa depressão, pois na depressão uma tristeza profunda é evidenciada gerando desânimo, cansaço, e até um desejo de suicídio em alguns casos para se livrar do sofrimento e não da vida em si”.

Os profissionais da saúde são recomendados para poder ajudar pessoas quando o quadro de depressão se apresenta, mas nada impede que em nossas comunidades de vida e comunidades paroquiais sejam criados espaços para auxiliar esses irmãos. Como é o caso da Comunidade Agua Viva com sede em Vila Velha – ES.

A comunidade tem um trabalho muito bonito com um olhar voltado para essas pessoas. Possui várias iniciativas, dentre elas a Casa de Acolhida Filho Pródigo que tem como proposta o tratamento para homens e mulher que apresentam quadros psicoemocionais graves, como depressão, síndrome do pânico, intenção suicida, falta de sentido na vida, além daqueles que buscam um processo de autoconhecimento.

No dia 01 de julho de 2020 Raquel Carpenter, fundadora da Comunidade Água Viva, lançou o livro “O Poder Do Sangue De Jesus” o qual tem ajudado muitas pessoas com diagnóstico de depressão.

“O livro ajuda muito as pessoas que estão com depressão. O Sangue de Jesus tem esse poder e nós temos tido muitas experiências com pessoas que estão nessa situação de depressão, nosso trabalho da comunidade é com as pessoas com o quadro depressivo, com pânico, pessoas com doenças psicossomáticas, percebam o quanto o sangue de Jesus realiza milagre, porque é um milagre”, afirma Raquel.

Causas da depressão

Muitas podem ser as causas da doença. Uma é a predisposição genética e nem todas reagem da mesma forma diante dos gatilhos que desencadeiam as crises.

Os gatilhos podem ser:

• Acontecimentos traumáticos na infância;

• Estresses físico e psicológico;

• Algumas doenças sistêmicas (Hipotireoidismo);

• Consumo de drogas lícitas (Álcool)

• Consumo de drogas ilícitas (cocaína)

• Certos tipos de medicamentos (anfetaminas)

As mulheres são mais propensas a depressão devido a oscilação hormonal.

Livro O Poder Do Sangue De Jesus

O livro é um convite a se recobrir com o Precioso Sangue de Jesus. Nele, Raquel Carpenter compartilha o seu testemunho pois após passar por uma grande tribulação, foi curada de uma grande enfermidade, que para todos era incurável. Deus a inspirou a rezar o Terço do Precioso Sangue de Jesus, ele medita as sete palavras de Jesus na Cruz, sendo assim uma poderosa oração. Além do terço, tem outras orações. O livro é um pequeno manual para uma vida de oração. Jesus conquistou na cruz a vitória com Sua obediência e confiança filial. O livro pode ser adquirido nas principais livrarias e também na Comunidade Água Viva.

Contato casa de acolhida Comunidade Água Viva

karlla – 27 99783-1037

Kátya – 27 99641-3336

E-mail: [email protected]

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sábado 19 junho
segunda-feira 21 junho
quinta-feira 24 junho
sábado 26 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook