DESAFIOS DA ANIMAÇÃO VOCACIONAL NA PARÓQUIA

2 junho, 2021

Com um pouco mais de quatro anos de criação, o grupo de animação vocacional “Irmão em Busca da Vocação” pertence à Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Cobilândia, Vila Velha. Coordenado pela Ir. Heloisa Helena, que faz parte das Irmãs Dimesse Filha de Maria Imaculada, o grupo tem tentado se reinventar para dar continuidade aos encontros neste tempo de Pandemia.

Diante do isolamento social, o grupo passou a se reunir de modo online e a equipe de animadores relatou que os principais desafios enfrentados por eles foram: a dispersão dos jovens causada por interferências externas durante os encontros  como, por exemplo, a televisão e até mesmo outras pessoas interferindo nos momentos de interação; a tentativa de resgatar os jovens afastados; além da falta de compromisso de algumas famílias para orientar os jovens à participar das reuniões do grupo.

Mesmo diante de todos esses desafios, alguns jovens permanecem assíduos e engajados na sua caminhada. Beatriz Gomes afirma que os encontros online têm sido proveitosos, mas não como eram nas reuniões presenciais. Ela destacou que um ponto positivo foi a não interrupção dos encontros e, quando questionada se gosta desse formato, ela afirmou: “Sinceramente não, prefiro mil vezes quando era presencial sem essa pandemia toda. Porém, infelizmente é o momento que estamos passando e se Deus quiser tudo vai passar o mais rápido possível”.

Ela destacou ainda que os jovens que participam de um grupo vocacional tem o desafio de tentar manter viva sua fé. Beatriz contou que assiste às missas online e lê a bíblia, pois acredita que tudo deve ser feito para que a proximidade com Deus seja mantida.

Vinícius Bueno afirmou que todos nós estamos passando por momentos difíceis e, por esse motivo, não podemos deixar nossa fé “esfriar”. Ele afirmou que no início da pandemia se afastou um pouco do grupo, mas acabou retornando após momentos de oração pessoal. Para manter a constância de sua fé, Vinícius relatou que foi necessário dobrar os joelhos e rezar, além de aumentar a frequência de participação das missas online e nos encontros do grupo vocacional.

Mesmo com os jovens ansiosos para a retomada dos encontros presenciais, Ir. Heloisa destacou que “Deus continua a espalhar sementes de bem na humanidade” (Fratelli Tutti – Papa Francisco), e nesta certeza o grupo continua realizando momentos de oração e reuniões virtuais.

Compartilhe:

VÍDEOS

terça-feira 23 abril
quinta-feira 25 abril
sábado 27 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook