Despedida de pe. Fernando

22 junho, 2021

A missa de corpo presente e despedida de pe. Fernando Antônio Silva de Souza aconteceu na manhã de hoje, 22 de junho de 2021 na Catedral de Vitória em clima de dor, oração, silêncio e muita emoção. O arcebispo de Vitória, dom Dario Campos muito emocionado expressou palavras de carinha à família de pe. Fernando, à paróquia que o acolheu com amor e falou da intensa e profunda vida ministerial de pe. Fernando apesar do curto tempo de vida e de ministério sacerdotal.

O canto, uma das formas de evangelizar de pe. Fernando, ficou a cargo do grupo da paróquia Nossa Senhora das Graças em Jucutuquara, onde pe. Fernando era pároco.

Na homilia dom Dario foi aplaudido pelo povo quando disse: “Há 4 anos padre Fernando estava deitado diante do altar desta Catedral em sua ordenação presbiteral, e toda a comunidade cantando a ladainha de todos os Santos pedindo a proteção ao seu magistério do presbítero evangelizador. E hoje 4 anos depois, todos nós nos reunimos e padre Fernando está novamente prostrado aos pés do altar já cantando a glória do Pai”.

Dom Dario também relembrou as mais de 500 mil vidas perdidas para o novo coronavírus. “Com dor e saudade, mas cheios de esperança entregamos ao Pai este nosso irmão. Esta dor e perda é compartilhada pelas milhares de vida ceifadas pela Covid-19. Mais de 500 mil irmãos e irmãs falecidos. O mais triste é que a maioria dessas vidas perdidas foram por negligência e descaso dos que nos governam. Por isso, hoje rezamos unidos com toda a nossa Arquidiocese, pelo repouso eterno deste nosso irmão presbítero bem como por todos os nossos irmãos falecidos neste Brasil querido de norte a sul”.

Dom Dario lembrou a alegria com que pe. Fernando acolhia e assumia o que lhe era pedido na arquidiocese e falou para os parentes, presbíteros e o próprio pe. Fernando. Aos familiares agradeceu a vida de pe. Fernando e pediu a força de Deus para este momento de dor. Aos padres disse que a morte de pe. Fernando lembra o quanto a vida é frágil e acrescentou: “o povo precisa de nós, de nosso testemunho e alegria. Deixemos de picuinhas e continuemos nossa missão, o que pe. Fernando não pode realizar, ele confia a nós”. Ao padre Fernando fez um pedido: “pe. Fernando, junto de Deus e de todos os santos não esqueça de nós e do povo que o acolheu com tanto amor”.

Em dois momentos dom Dario pediu aos presentes na Catedral para estenderam a mão sobre pe. Fernando: na oração dos fiéis quando pediu pelo fim da pandemia e no final. Clique aqui para ler a homilia.

No final da missa, pe. Renato Criste, pároco da Catedral agradeceu aos profissionais do Hospital Santa Rita e ao pe. Ricardo Passamani que acompanhou pe. Fernando e nos manteve informados sobre o estado de saúde de pe. Fernando.

Pe. Renato ainda informou sobre o translado do corpo para Viana onde será sepultado.

O caixão foi conduzido sob aplausos pelos padres Osmar, Rafael, Gudialace, Abel, Luiz Ogioni, Adriano, Rodrigo e Manoel.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 29 julho
sábado 31 julho
domingo 1 agosto
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por