Dia 20 tem Missa dos quilombos

16 novembro, 2022

No domingo, dia 20 de novembro, a Paróquia Bom Jesus, em Cariacica, vai celebrar a Missa dos Quilombos, na Comunidade Sagrado Coração de Jesus. O pároco, padre Carlos Antônio Conceição, conta que a missa acontece sempre no Dia da Consciência Negra e que neste ano culminou com o domingo da Festa de Cristo Rei. Por isso a liturgia será a mesma da festa e nesta liturgia vão dar ênfase a Cristo como rei dos quilombos. Os cantos da missa terão o ritmo africano.

“A missa dos quilombos é celebrada aqui na Paróquia Bom Jesus desde eu tomei posse e ela é celebrada na comunidade Sagrado Coração de Jesus, em Vale dos Reis, comunidade que eu considero a mais negra da paróquia. Ela tem o sentido de lembrar a memória de Zumbi dos Palmares, de lembrar a importância dos quilombos, dos novos quilombos, para a conquista dos direitos humanos, sobretudo dos povos negros. Para assegurar a liberdade conquistada e para celebrar a memória, os saberes e os valores deixados pela nossa ancestralidade negra”, detalha o padre.

Contexto histórico

A primeira missa dos quilombos foi realizada em 22 de novembro de 1981, Comemorando o Dia Nacional da Consciência Negra, na praça do Carmo, Centro do Recife, local onde foi exposta a cabeça de Zumbi dos Palmares. Presidida por dom José Maria Pires junto com dom Helder Câmara e dom Pedro Casaldáliga, a missa teve elementos da cultura afro-brasileira e passos de dança ritmados ao som de ganzás e atabaques misturaram-se à liturgia católica. A música foi de Milton Nascimento.

Confira um documentário sobre a primeira missa dos quilombos:

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook