Dia das Crianças com solidariedade

12 outubro, 2020

O mês de outubro também é dedicado às crianças e todos os anos o dia 12 tem o foco nos pequenos. Muitos gestos de solidariedade acabam surgindo neste período para levar um pouco de alegria para as crianças carentes – principalmente durante a pandemia. A Equipe de Promoção Humana do Grupo de Oração Imaculada Conceição, da Paróquia São João Paulo II, em Vila Velha, é um exemplo. Eles realizam todos os anos a campanha de arrecadação de brinquedos novos e usados em boas condições.

O objetivo dessa ação é doar estes brinquedos para alguma instituição e neste ano os contemplados serão para 181 crianças e adolescentes da Casa de Atendimento e Orientação às crianças e adolescentes (CAOCA), em Maria Ortiz. Em tempos normais seria realizada uma festa para entrega dos presentes, com muitas brincadeiras, mas segundo Mara Madeira, coordenadora da Promoção Humana do grupo de oração, neste ano tudo precisou ser adaptado.  

“A gente arrecadou os brinquedos, fizemos a higienização e a embalagem para fazer essa entrega no Caoca. Como essas crianças não estão podendo ir para lá e não está podendo ter aglomeração, essas famílias estão sendo atendidas dois dias da semana: um dia para receber a feira do programa Casa Brasil e outro dia as crianças vão para buscar o lanchinho. Então no dia 15 de outubro nós estaremos juntos com eles oferecendo esses brinquedos. Não vai ter um encontro como costumamos fazer, pois não é permitido nesse momento, mas terão horários marcados com os grupos para fazer essa entrega.”

A coordenadora afirma que 2020 está sendo atípico e as doações estão acontecendo desde janeiro por causa das chuvas no interior e pelas dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19. De acordo com Mara a arrecadação foi lenta, mas ela garante que todas as crianças receberão os brinquedos e todos os adolescentes atendidos na Casa receberão um kit de higiene pessoal.

Diante de tantas famílias que precisam de ajuda, principalmente as que tiveram problemas financeiros por perderem o emprego, essa mobilização traz mais esperança. Além de momentos felizes para as crianças que também sofrem por ‘ficaram presas’, não poderem ir para a escola e não poderem estar em contato físico com outras pessoas.

“A gente precisa levar uma alegria para essas crianças, porque são famílias muito carentes. Se hoje com toda essa crise que estamos vivendo é difícil o chefe de família colocar comida dentro de casa imagina um brinquedo? Vemos a necessidade dessas crianças de estarem brincando. E nossa preocupação não é o brinquedo e sim a criança mesmo. Eu acho que vale a pena tirar um sorriso do rostinho dos pequenos entregando um brinquedo e quantas vezes já ouvimos que ‘este é o único brinquedo que meu filho recebeu em um ano’, então essa ação tem muito valor para gente e não poderíamos deixar de fazer porque estamos na pandemia.”

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

segunda-feira 18 outubro
terça-feira 19 outubro
quarta-feira 20 outubro
segunda-feira 25 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por