Dia de São Cosme e Damião. 

26 setembro, 2021

O Brasil um país laico em suas origens, e por ser assim, possui devotos de várias religiões e por esta liberdade existir,  esse aspecto torna nosso país marcado  pelo sincretismo religioso, em particular  pela mistura entre o catolicismo, as religiões de origem africana somadas às tradições de tribus indígenas. sendo assim hoje dia 26 (os católicos) e 27 de setembro (os umbandistas e candomblecistas), comemoram o Dia de Cosme e Damião.

 Quem foram Cosme e Damião?

 Cosme e Damião nasceram na cidade de Egéia, na Grécia,a cerca de 260 d.C. Irmãos gêmeos de família nobre, ambos atuaram como médicos no Oriente Médio e ficaram conhecidos por tratar de doentes pobres sem cobrar pelas consultas. Morreram degolados, por volta do ano 300, vítimas de perseguição pelo imperador romano Deocleciano, que não aceitava a propagação da fé católica.  A canonização de São Cosme e São Damião aconteceu no ano de 630, por ordem do Papa Félix IV. Em honra aos mártires, foi construída em Roma a Basílica dos Santos Cosme e Damião, onde estão os restos mortais dos irmãos gêmeos.

 Na época da escravatura no Brasil, os negros vindos da áfrica em busca de uma maneira de cultuar seus deuses e orixás, sem serem castigados, usaram uma forma inteligente de lubridiar os senhores de engenho de açucar, assim dessa maneira, os escravos invocavam seus deuses com o nome dos santos católicos. então, os escravos  identificaram São Cosme e Damião como Ibejis ou Erês, em um sincretismo religioso, igrejas e mosteiros na Europa,

No Brasil, as igrejas de São Cosme e São Damião ficam lotadas de fiéis, que vão às missas pagar promessas e agradecer graças alcançadas por meio da fé nos santos padroeiros de crianças, médicos e farmacêuticos.

 São Cosme e São Damião, rogai por nós!

 Por Aluizio Xavier Filho, Jornalista e Diácono paróquia São Francisco de Assis em Porto de Santana,

colaboraram: Sérgio Renato e Caio Scarpino (PASCOM)

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 8 dezembro
quinta-feira 9 dezembro
sexta-feira 10 dezembro
sábado 11 dezembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por