Quem foram Cosme e Damião?
Cosme e Damião nasceram na cidade de Egéia, na Grécia,a cerca de 260 d.C. Irmãos gêmeos de família nobre, ambos atuaram como médicos no Oriente Médio e ficaram conhecidos por tratar de doentes pobres sem cobrar pelas consultas. Morreram degolados, por volta do ano 300, vítimas de perseguição pelo imperador romano Deocleciano, que não aceitava a propagação da fé católica. A canonização de São Cosme e São Damião aconteceu no ano de 630, por ordem do Papa Félix IV. Em honra aos mártires, foi construída em Roma a Basílica dos Santos Cosme e Damião, onde estão os restos mortais dos irmãos gêmeos.
Na época da escravatura no Brasil, os negros vindos da áfrica em busca de uma maneira de cultuar seus deuses e orixás, sem serem castigados, usaram uma forma inteligente de lubridiar os senhores de engenho de açucar, assim dessa maneira, os escravos invocavam seus deuses com o nome dos santos católicos. então, os escravos identificaram São Cosme e Damião como Ibejis ou Erês, em um sincretismo religioso, igrejas e mosteiros na Europa,
No Brasil, as igrejas de São Cosme e São Damião ficam lotadas de fiéis, que vão às missas pagar promessas e agradecer graças alcançadas por meio da fé nos santos padroeiros de crianças, médicos e farmacêuticos.
São Cosme e São Damião, rogai por nós!
Por Aluizio Xavier Filho, Jornalista e Diácono paróquia São Francisco de Assis em Porto de Santana,
colaboraram: Sérgio Renato e Caio Scarpino (PASCOM)