Dia de São Miguel Arcanjo  

29 setembro, 2021

Hoje a Igreja celebra os Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, uma devoção herdada do antigo testamento a esses amigos e protetores do Céu que aparecem na bíblia com missões importantes dadas por Deus. Em ocasião da data a liturgia do dia 29 de setembro é dedicada aos três Arcanjos.

Em especial, São Miguel Arcanjo – que do hebraico significa “Quem como Deus” – é o poderoso anjo lembrado como vencedor das batalhas espirituais. Neste dia também se encerra a quaresma dedicada à ele, que começou em 15 de agosto, Dia da Assunção de Nossa Senhora. Excluindo os domingos – que é o dia dedicado ao Senhor – foram 40 dias de oração, jejum e penitência.

A devoção a São Miguel Arcanjo surgiu ainda na Idade Média, quando São Francisco de Assis sentiu a necessidade de se penitenciar além dos fortes momentos litúrgicos de quaresma que a Igreja proporciona: o de preparação para a Páscoa e o do advento que prepara para o Natal.

Vivenciar a Quaresma de São Miguel todos os anos é oferecer uma penitência durante 40 dias, preparando o ambiente de oração com uma imagem ou estampa de São Miguel Arcanjo e uma vela abençoada, simbolizando a presença de Cristo que é a luz do mundo. Diversas paróquias da Arquidiocese de Vitória se organizam para celebrar este importante período.

Paróquia

No distrito de Araguaya, em Marechal Floriano, existe a paróquia que tem São Miguel Arcanjo como padroeiro desde dezembro de 2014. Mas de acordo com o pároco padre Josemar Stein, a vila tem uma devoção de mais de 100 anos a São Miguel, e possuía uma capela com uma imagem trazida pelos italianos para o local. A paróquia possui 18 comunidades com seus conselhos e mais 6 capelas que uma vez por ano são visitadas. São 4 comunidades localizadas em Marechal Floriano e outras 14, em Alfredo Chaves.

Na festa deste ano foi realizado um tríduo desde o último domingo com missas na Igreja Matriz. Hoje logo pela manhã acontece uma missa com unção dos enfermos e as 18h30 será realizada uma procissão luminosa iniciando do Campo Bom de Bola até a Matriz, onde será celebrada a missa de encerramento, às 19h.

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate!

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sábado 29 janeiro
domingo 30 janeiro
terça-feira 1 fevereiro
quarta-feira 2 fevereiro
Evento o Dia Todo Aniversário do Pe. José Tosi
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por