Hoje é dia 12 de junho, data conhecida pelo Dia dos Namorados no Brasil. Esse tempo de pandemia e de isolamento social pode ser muito útil para que os apaixonados avaliem seus comportamentos e o seu relacionamento com o outro.
Segundo a psicóloga Suy Bortolon, o tempo do namoro é fundamental para estabelecer a base de um relacionamento. É um momento de grande aprendizado, pois neste período o casal aprende a dialogar, a expressar os seus sentimentos, a acolher o outro e trocar projetos e planos:
“No namoro se exercita a segurança do amor um do outro. É onde você aprende a conviver também com as diferenças, ou seja, o namoro é uma grande oportunidade de aprendizado, de amadurecimento. É uma grande oportunidade de elevar esse relacionamento a um plano um pouco mais profundo. Amadurecer o amor e amadurecer como pessoa”, detalha.
A especialista também explica que quando o namoro é conduzido dessa forma e o casal estabelece o respeito e a confiança mútua, chega o momento de evoluir para outras etapas do relacionamento: o noivado e até mesmo o matrimônio.
Durante o namoro o casal se conhece em sua história, sua vida profissional e familiar. A psicóloga também enfatiza que se não acontece essa espera e amadurecimento muitas uniões conjugais não conseguem se manter estáveis.
Outro ponto que deve ser levado em conta em um relacionamento é a intimidade com Deus. A presença da pessoa amada deve vivificar e enobrecer uma relação antes do casal sacramentar sua união no casamento o qual deve ter como base a rocha do amor verdadeiro de Deus na vida dos cônjuges. Na presença serena do Senhor, o amor que funda uma família será estável para sempre.
Padre Renato Criste é especialista em matrimônio e família. Ele enfatiza que o namoro é o momento de construção do casal que gera a esperança no futuro. Esse período também precisa ser fundamentado na Fé.
“Para que o casal possa desenvolver bem esse processo é necessária a aquisição de uma habilidade, uma arte, capacidade pessoal, que vai levá-los a se reconhecerem, se aceitarem, a saberem se tratar, se acolher, se ajudar mutuamente. E abre-se assim a tarefa principal da preparação imediata para o Matrimônio que é ajudar os dois a construírem essa comunhão prometida e assim verificar o seu amor, sempre a luz da fé e da revelação cristã”, enfatiza.
Um dos grandes projetos de Deus para a humanidade é a família. O casal que tem a vocação ao matrimônio deve experimentar o verdadeiro amor, a felicidade, o respeito e a fé. Aproveite este Dia dos Namorados e avalie se o relacionamento que você vive ou gostaria de viver está alinhado ao plano de Deus, na vivência cristã e na oração.