Todos os anos, no dia 1º de janeiro, é celebrado o Dia Mundial da Paz. Inicialmente era chamado de Dia da Paz. A data foi instituída pelo Papa Paulo VI, no dia 08 de dezembro de 1967.
“A proposta de dedicar à paz, o primeiro dia do novo ano, não tem a pretensão de ser qualificada como exclusivamente religiosa ou católica. Antes, seria para desejar que ela encontrasse a adesão de todos os verdadeiros amigos da paz”, dizia o Papa Paulo VI em sua mensagem em 1967.
Todos os anos o Vaticano realiza uma cerimônia oficial sobre a data, havendo sempre um novo tema para o Dia Mundial da Paz escolhido pelo Papa.
Já foram abordados 52 temas. São sempre abordados assuntos relacionados à solidariedade, conflitos mundiais, pobreza, infância e adolescência, educação, direitos humanos, perdão etc.
Em 2018 o tema escolhido foi “Migrantes e refugiados: homens e mulheres em busca de paz”. Em 2019, “A boa política está ao serviço da paz”. O tema de 2020 foi “A paz como caminho de esperança: diálogo, reconciliação e conversão ecológica”. Para o ano de 2021 temos: “A cultura do cuidado como percurso para a paz”.