Dia Mundial das Vocações

24 abril, 2021

 

Neste IV Domingo da Páscoa, 25 de abril, data em que a Igreja recorda “Jesus, o Bom Pastor”, celebramos o 58º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. A tradicional mensagem do Santo Padre para esta ocasião recorda a figura de São José, como “o sonho da vocação”, do chamado pessoal que o Senhor faz a cada um de nós.

No ano especial dedicado ao pai adotivo de Jesus, o Papa Francisco nos diz que em São José podemos reconhecer uma experiência muito próxima à nossa: o amor do coração paterno, capaz de renunciar aos planos pessoais, para doar e dar a sua vida. Este é o sentido primeiro de todas as vocações e missões chamadas por Deus.

Segundo o Papa, três são as características que a vida de São José inspira-nos: sua capacidade de sonhar, servir e ser fiel. José fora um homem sensível às ações do Senhor, pois seu coração estava totalmente orientado para ele: “só abandonando-se confiadamente à graça, deixando de lado os próprios programas e comodidades, é que se diz verdadeiramente ‘sim’ a Deus”. 

Fora capaz de servir sem medo aos desígnios divinos, podendo ser considerado o “guardião das vocações”, uma vez que o chamado do Senhor impele-nos a não seguir “obstinadamente as nossas ambições nem nos deixamos paralisar pelas nossas nostalgias”, mas cuidar do que Deus confia por meio de Sua Igreja. A permanência na fidelidade de cada vocacionado, traduz nosso amadurecimento em responder cotidianamente às maravilhas que o Senhor realiza em nossas vidas, assim como em José. “Deus derrama o seu Espírito, a sua criatividade sobre nós”.

 

Confira a mensagem completa do Papa Francisco, no 58º Dia Mundial das Vocações.

 

Rezemos por todas as vocações, principalmente pelos seminaristas, missionários, religiosos e religiosas que atuam em nossa Arquidiocese. Medite conosco a oração pelas vocações, composta por nosso arcebispo emérito, Dom Luiz Mancilha Vilela:

Senhor, Vós que dissestes: “A messe é grande, mas os operários são poucos”, renovai a vossa Igreja pelo Espírito de Amor fazendo surgir entre nós, fiéis cristãos, santos discípulos e discípulas capazes de fermentar o mundo com o anúncio e testemunho da vossa Palavra.

Renovai a vossa Igreja fazendo surgir crianças, adolescentes e jovens dispostos a viver a santidade como consagrados e consagradas diante de Deus, no mundo e para o mundo.

Santificai os Diáconos, Presbíteros e Bispos da vossa Igreja! Concedei-nos a graça de uma renovação profunda de nosso clero, convocando discípulos missionários para o ministério sagrado.

Animai os nossos seminaristas e daí perseverança na missão e na oração a todos os Ministros que servem a vossa Igreja. Formai-os segundo o vosso Coração, na Escola de Maria nossa Mãe, cujas palavras ressoam em nosso coração: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. Amém!

Luiz Mancilha Vilela, sscc.

 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sábado 26 junho
domingo 27 junho
segunda-feira 28 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por