Dia Mundial de Luta contra a Aids

1 dezembro, 2020

Primeiro de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids. A data é uma criação da ONU e é celebrada desde 1987, porém, no Brasil, o projeto só foi adotado pelo Ministério da Saúde em 1988.

Em 2020 a Pastoral da Aids adotou como tema para a campanha o título “É tempo de Cuidar”, fazendo alusão a Ação Solidária da Igreja no Brasil. Segundo Dom Luiz Ricci, Presidente da Comissão Episcopal para a Pastoral da Aids, mesmo diante da pandemia do COVID-19 a pastoral continua dando assistência espiritual e material aos infectados pela doença.

Segundo a CNBB, “a Pastoral da Aids tem se somado ao esforço de organizações da sociedade e do governo brasileiro na mobilização para realizar ações de conscientização, prevenção e autocuidado e luta contra estigma e preconceito em relação ao HIV.”

Dom Luiz, que está em Vitória, disse que o trabalho dos agentes tem sido muito importante nesse tempo de pandemia, pois mesmo sem poder fazer encontros presenciais eles têm estado presentes na vida das pessoas. Ele afirma que “se não podemos curar, podemos cuidar” e “cuidar sempre”, afirmou.

O bispo referencial da Aids presidirá missa na Catedral de Vitória hoje, às 18h. Ela será transmitida para todo o Brasil pelos canais da CNBB (Facebook/pastoraldaaidsnacional – Youtube/pastoraldaaidscnbb) e pela rádio América FM 91,1.

Dom Luiz disse que dentro da dimensão do cuidar é preciso “oração em favor da vida dos pesquisadores, profissionais de saúde e outros que trabalham na busca de um medicamento que cure.”

O vigário da Pastoral da Aids no Brasil é o Pe Antônio Peroni, membro do clero da Arquidiocese de Vitória. Ele trabalha na comissão episcopal diretamente com Dom Luiz Ricci.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sexta-feira 6 agosto
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por