EU ESTOU CONTIGO TODOS OS DIAS
“DIA MUNDIAL DOS AVÓS E DOS IDOSOS”
O próximo domingo, 25 de julho, será dedicado à celebração do Dia Mundial com os avós e idosos. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida também participará desse momento de comunhão. Aqueles que não puderem participar das missas na paróquia ao longo do dia, poderão acompanhar a transmissão pelo YOUTUBE e FACEBOOK, a partir das 08h.
Listamos abaixo algumas orientações para esse dia. Essas informações foram extraídas do subsídio “Indicações pastorais – Discastery for Laity Family and Life | Amoris Laetitia Family”.
Confira!
A VISITA AOS AVÓS E PESSOAS IDOSAS SOZINHAS
- O primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos será celebrado numa situação em que, ainda em muitos países, os idosos não poderão participar presencialmente das missas.
- Para levar a todos – mesmo aos mais isolados – a mensagem de proximidade e consolo que esse Dia quer exprimir, pedimos que sejam realizadas visitas aos avós e às pessoas idosas sozinhas da sua comunidade e lhes seja entregue a mensagem do Santo Padre.
- A visita, sinal tangível da Igreja em saída, é um modo para reafirmar – num tempo marcado pelo distanciamento social causado pela pandemia – que mesmo na distância existe um jeito de estar perto dos idosos.
- A visita manifesta a escolha pessoal de levantar-se e ir depressa em direção aos outros (cf. Lc 1, 39), como também o fez Maria para ir visitar a idosa Isabel.
- A visita é a oportunidade para cada neto dizer aos seus avós, e para cada jovem dizer à pessoa idosa que irá visitar: “Eu estou contigo todos os dias!”.
- A visita pode ser uma ocasião para oferecer um presente, por exemplo, uma flor, e para ler juntos a oração do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.
- Pode ser também uma ocasião para dar aos idosos a possibilidade, principalmente aos que não saem de casa há muito tempo, de aproximar-se do sacramento da Reconciliação e da Eucaristia.
- A visita a um idoso sozinho é uma das possibilidades para obter uma Indulgência Plenária concedida pelo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.
- Nos lugares onde, por motivos ligados à emergência sanitária, não seja possível efetuar uma visita pessoalmente, a fantasia do amor ajudará a encontrar os meios para chegar até os idosos, por meio do telefone ou das redes sociais.
- Para difundir a mensagem do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, podem-se publicar nas redes sociais fotos das visitas com a hashtag #IamWithYouAlways.
A INDULGÊNCIA PLENÁRIA
- No dia 13 de maio a Penitenciária Apostólica promulgou um decreto com o qual concede uma Indulgência Plenária por ocasião do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.
- As pessoas idosas podem alcançar a Indulgência participando das missas celebradas por ocasião desse Dia Mundial.
- Dada a atual situação de emergência sanitária, e posto que alguns idosos não estão em condições de participar da missa presencialmente por motivos de saúde, a Indulgência estende-se àqueles que tomarem parte pela, pelo rádio ou pela internet.
- Além destes, a Indulgência é concedida a todos os que, por ocasião do Dia Mundial, realizarem uma obra de misericórdia ao visitar uma pessoa idosa sozinha.
- Nos lugares em que, para evitar os contágios, a visita presencial for expressamente proibida pelas autoridades públicas, é possível obter a indulgência através de um encontro virtual.
ORAÇÃO PELO PRIMEIRO DIA MUNDIAL DOS AVÓS E DOS ISOSOS
Dou-Vos graças, Senhor,
pelo conforto da Vossa presença:
mesmo na solidão
sois a minha esperança e a minha confiança;
desde a minha juventude, sois a minha rocha e fortaleza!
Agradeço porque me destes uma família
e me abençoastes com uma longa vida.
Agradeço pelos momentos de alegria e de dificuldade,
pelos sonhos realizados e pelos que estão por vir.
Agradeço por este momento de fecundidade renovada à qual me chamais.
Aumentai, ó Senhor, a minha fé,
fazei-me um instrumento da Vossa paz;
ensinai-me a acolher os que sofrem mais que eu,
a nunca deixar de sonhar
e a contar as Vossas maravilhas às novas gerações.
Protegei e guiai o Papa Francisco e a Igreja,
para que a luz do Evangelho chegue até aos confins da terra.
Enviai o Vosso Espírito, ó Senhor, para renovar o mundo,
para que se acalme a tempestade da pandemia,
para que os pobres sejam consolados e que todas as guerras acabem.
Sustentai-me na fraqueza,
e concedei-me viver plenamente
cada instante que me dais,
na certeza de que estais comigo todos os dias
até ao fim do mundo.
Amém.