DIA MUNDIAL DOS AVÓS

22 julho, 2021

EU ESTOU CONTIGO TODOS OS DIAS

“DIA MUNDIAL DOS AVÓS E DOS IDOSOS”

O próximo domingo, 25 de julho, será dedicado à celebração do Dia Mundial com os avós e idosos. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida também participará desse momento de comunhão. Aqueles que não puderem participar das missas na paróquia ao longo do dia, poderão acompanhar a transmissão pelo YOUTUBE e FACEBOOK, a partir das 08h.

Listamos abaixo algumas orientações para esse dia. Essas informações foram extraídas do subsídio “Indicações pastorais – Discastery for Laity Family and Life | Amoris Laetitia Family”.

Confira!

 

A VISITA AOS AVÓS E PESSOAS IDOSAS SOZINHAS

  • O primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos será celebrado numa situação em que, ainda em muitos países, os idosos não poderão participar presencialmente das missas.  
  • Para levar a todos – mesmo aos mais isolados – a mensagem de proximidade e consolo que esse Dia quer exprimir, pedimos que sejam realizadas visitas aos avós e às pessoas idosas sozinhas da sua comunidade e lhes seja entregue a mensagem do Santo Padre.  
  • A visita, sinal tangível da Igreja em saída, é um modo para reafirmar – num tempo marcado pelo distanciamento social causado pela pandemia – que mesmo na distância existe um jeito de estar perto dos idosos.  
  • A visita manifesta a escolha pessoal de levantar-se e ir depressa em direção aos outros (cf. Lc 1, 39), como também o fez Maria para ir visitar a idosa Isabel.  
  • A visita é a oportunidade para cada neto dizer aos seus avós, e para cada jovem dizer à pessoa idosa que irá visitar: “Eu estou contigo todos os dias!”.  
  • A visita pode ser uma ocasião para oferecer um presente, por exemplo, uma flor, e para ler juntos a oração do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.  
  • Pode ser também uma ocasião para dar aos idosos a possibilidade, principalmente aos que não saem de casa há muito tempo, de aproximar-se do sacramento da Reconciliação e da Eucaristia.  
  • A visita a um idoso sozinho é uma das possibilidades para obter uma Indulgência Plenária concedida pelo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.  
  • Nos lugares onde, por motivos ligados à emergência sanitária, não seja possível efetuar uma visita pessoalmente, a fantasia do amor ajudará a encontrar os meios para chegar até os idosos, por meio do telefone ou das redes sociais.
  • Para difundir a mensagem do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, podem-se publicar nas redes sociais fotos das visitas com a hashtag #IamWithYouAlways.

 

A INDULGÊNCIA PLENÁRIA

  • No dia 13 de maio a Penitenciária Apostólica promulgou um decreto com o qual concede uma Indulgência Plenária por ocasião do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.
  • As pessoas idosas podem alcançar a Indulgência participando das missas celebradas por ocasião desse Dia Mundial.
  • Dada a atual situação de emergência sanitária, e posto que alguns idosos não estão em condições de participar da missa presencialmente por motivos de saúde, a Indulgência estende-se àqueles que tomarem parte pela, pelo rádio ou pela internet.
  • Além destes, a Indulgência é concedida a todos os que, por ocasião do Dia Mundial, realizarem uma obra de misericórdia ao visitar uma pessoa idosa sozinha.
  • Nos lugares em que, para evitar os contágios, a visita presencial for expressamente proibida pelas autoridades públicas, é possível obter a indulgência através de um encontro virtual.

 

ORAÇÃO PELO PRIMEIRO DIA MUNDIAL DOS AVÓS E DOS ISOSOS

Dou-Vos graças, Senhor, 

pelo conforto da Vossa presença: 

mesmo na solidão 

sois a minha esperança e a minha confiança; 

desde a minha juventude, sois a minha rocha e fortaleza! 

Agradeço porque me destes uma família 

e me abençoastes com uma longa vida. 

Agradeço pelos momentos de alegria e de dificuldade, 

pelos sonhos realizados e pelos que estão por vir. 

Agradeço por este momento de fecundidade renovada à qual me chamais. 

Aumentai, ó Senhor, a minha fé, 

fazei-me um instrumento da Vossa paz; 

ensinai-me a acolher os que sofrem mais que eu, 

a nunca deixar de sonhar 

e a contar as Vossas maravilhas às novas gerações. 

Protegei e guiai o Papa Francisco e a Igreja, 

para que a luz do Evangelho chegue até aos confins da terra. 

Enviai o Vosso Espírito, ó Senhor, para renovar o mundo, 

para que se acalme a tempestade da pandemia, 

para que os pobres sejam consolados e que todas as guerras acabem. 

Sustentai-me na fraqueza, 

e concedei-me viver plenamente 

cada instante que me dais, 

na certeza de que estais comigo todos os dias 

até ao fim do mundo. 

Amém.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 29 julho
sábado 31 julho
domingo 1 agosto
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por