Diáconos Eder e Paulo retornam da missão no Pará

28 junho, 2022

Os diáconos transitórios Eder Hoffmam Daniel e Paulo Mercedes de Amorim, que estão em missão no Pará desde o dia 28 de janeiro de 2022,  estão retornando a Vitória. O diácono Paulo já se encontra em terras capixabas enquanto o diácono Eder regressa no próximo dia 30 de junho. Foram cinco meses em missão. Durante este período eles ajudaram o clero da Diocese da Santíssima Conceição do Araguaia, local de grande ação missionária. O diácono Paulo fiou na paróquia da cidade de Santana do Araguaia  e o diácono Eder na paróquia da Catedral, em Conceição do Araguaia. Eder também coordenou a missão diocesana, missão constituída por jovens que ofertam a vida atuando nos projetos  sociais da diocese.

“Tem sido uma experiência extraordinária, um tempo de grande aprendizado. A Igreja aqui tem um carácter missionário. O município tem 50 mil habitantes e a maioria dos padres que aqui estão são missionários para ajudar nas obras da Igreja. O contato com o povo me ajudou a aprender mais sobre a Igreja, como cuidar, como conversar, como ser um ministro de Deus para eles”, comentou o diácono Eder.

Diácono Paulo

Para o diácono Paulo a missão no início foi desafiadora. A realidade é de muitas comunidades rurais, com distâncias entre 50 a 110 km, ligadas por estradas e pontes em péssimas condições.  Porém, ao chegar nessas comunidades o acolhimento e receptividade das pessoas faziam que esses obstáculos ficassem esquecidos. “Aqui no Pará, existem realidades mais desafiadoras que as da Arquidiocese de Vitoria. Diante de tanto aprendizado, o que mais Deus tocou no meu coração é que devemos nos despojar daquilo que achamos que é importante para nós, para assim melhor servir o próximo. A alegria, o acolhimento e a sede de Deus desse povo ficarão marcados em minha vida”, comentou Paulo.

Na volta da missão no Pará os diáconos terão alguns dias de folga com suas famílias e depois se prepararam para o Exame de Jurisdição – uma espécie de prova que é aplicada pelo Arcebispo antes da Ordenação – em seguida farão o retiro espiritual em preparação próxima à ordenação sacerdotal.

A ordenação presbiteral dos diáconos transitórios já está marcada:

13/08 – Diácono Paulo Mercedes de Amorim

Local: Brejetuba

Horário: 10 horas

03/ 09 – Diácono Eder Hoffmam Daniel

Local : Catedral de Vitória

 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 11 agosto
sexta-feira 12 agosto
domingo 14 agosto
segunda-feira 15 agosto
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por