Nem a chuva forte que caiu no Campinho do Convento da Penha na tarde deste sábado (15) espantou os romeiros que vieram da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim homenagear a padroeira do Espírito Santo. A missa do Oitavário deste 7º dia da Festa da Penha 2023 foi conduzida por nossa Diocese irmã que realiza esta romaria há 17 anos. Cerca de 3 mil romeiros vieram do Sul do Estado até a cidade de Vila Velha em 56 ônibus, 8 vans e carros particulares.
Quem presidiu a Santa Missa foi Padre Joselito Ramalho Nogueira, Vigário Geral da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e ele afirmou que esta romaria diocesana já é uma tradição: “é um momento que faz parte da nossa caminhada pastoral de todo ano. Todas as nossas comunidades já sentem esse apelo e motivação para participar. Como todos os anos, esse ano também tivemos uma grande participação da nossa gente, que veio para celebrar a festa da padroeira de todas nós”.
Na saudação aos fiéis, foram faladas todas as paróquias que fazem parte dos Regionais da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e o povo com muito fervor e alegria cantou os refrões de acolhida. O calor estava intenso e o clima muito abafado, e durante a Liturgia da Palavra começou a chover. Os leques de papel deram lugar às sombrinhas, dando um colorido diferente ao Campinho.
No início da homilia o Vigário Geral relembrou que ao longo desses dias, após a ressurreição de Jesus, tem se escutado pela liturgia o testemunho daqueles que encontraram com o Senhor: “Nós queremos nos deixar contagiar pela força deste testemunho para que também nós possamos proclamar Jesus Cristo, ontem, hoje e sempre Salvador de todos nós”.
A Festa da Penha deste ano reza pelas Vocações tendo como tema central “Com Maria, Chamados a Servir” e este sábado foi dedicado à reflexão sobre “Chamados ao Ministério de Catequistas”. Na homenagem à Nossa Senhora da Penha, fiéis da Diocese de Cachoeiro subiram no altar com rosas brancas nas mãos e ofertaram a imagem da padroeira capixaba. Cada pessoa representou uma vocação: uma família, uma criança na catequese, uma jovem, uma catequista, uma irmã (pessoas consagradas), um diácono, um seminarista e um padre. Uma jovem vestida com Nossa Senhora também entrou pelo corredor principal. O coral entoou um canto que tinha como refrão: “Oh Maria Cheia de Graça, mãe das vocações, rogai por nós”.