Dízimo para evangelizar, celebrar e compartilhar

13 setembro, 2020

Aconteceu na tarde de hoje, 12 de setembro reunião virtual com coordenadores do dízimo da Arquidiocese de Vitória. uma experiência boa que trouxe para cada participante mais um incentivo no exercício de sua missão. A reunião contou com a participação de 82 agentes de pastoral e foi dividida em 3 momentos: Uma palavra de agradecimento e incentivo feito pelo arcebispo, dom Dario Campos, uma palestra e uma breve avaliação da Campanha do Dízimo deste ano.

Esteve com o grupo dom Edson José Oriolo, bispo de Leopoldina em MG. Dom Edson tem, além de Filosofia e Teologia, formação em Filosofia Social e Marketing e é autor do livro recém-lançado pela Editora Paulus com o título Pastoral do Dízimo, da Comunicação ao Comprometimento.

Dom Edson falou de três dimensões do dízimo na visão do Marketing: Evangelizar – Celebrar – Compartilhar. Explicou também que a função do Marketing é atender as necessidades e os desejos das pessoas e no caso da Igreja, atender as necessidades espirituais dos fiéis.

Além de dicas para o trabalho da pastoral, o bispo acentuou que a pastoral deve cuidar e valorizar os dizimistas, fazendo de cada agente alguém que participa da vida do dizimista (alegrias pelo nascimento de um novo membro da família, o casamento de um filho, uma lembrança no aniversário ou uma presença num momento de dificuldade, entre outras).. Dom Edson alertou também que toda a comunidade deve ser acolhedora de maneira a inserir as pessoas na comunidade para que elas se sintam família.

Dom Dario acolheu dom Edson e lembrou de sua passagem por Leopoldina onde foi bispo, relembrou o tema da Campanha do Dízimo deste ano: “Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” e falou um pouco sobre o tema “Uma afirmação de Jesus que nos convida a reconhecer o que é essencial na vida de cada um de nós, chamados a ser discípulos missionários de Jesus Cristo. Uma vocação que nasce quando abraçamos o tesouro do Reino, por meio do batismo que recebemos e amadurece e se torna fecunda quando buscamos, cotidianamente, acolher e vivenciar os valores do Evangelho. O compromisso com o dízimo, restituído na Comunidade Eclesial de Base, é algo que se firma no coração de todo aquele e aquela que faz a experiência de ser cidadão do Reino de Deus. Daquele que reconhece a bondade e amor divinos sempre presentes, em todas as circunstâncias da vida, principalmente, diante dos desafios cotidianos que enfrentam. Uma experiência de fé que se transforma em compromisso de colocar em comum, diante do altar do Senhor, por meio do dízimo, aquilo que cada um, pelo auxílio divino, traz como fruto de seu trabalho”.

Dom Dario desejou que Deus faça frutificar o trabalho de cada um e participou de toda a palestra de dom Edson.

No final o anúncio sobre a possibilidade de que o próximo encontro possa acontecer de forma presencial.

O motivo da reunião de hoje é porque os coordenadores de dízimo participam de três encontros anuais em nível arquidiocesano. Um deles é formativo e os outros dois para organizar e avaliar a Campanha anual.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

domingo 5 dezembro
terça-feira 7 dezembro
quarta-feira 8 dezembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por