Doação

A Arquidiocese de Vitória, por meio do Vicariato da Ação Social, Política e Ecumênica organizou a Campanha Permanente contra a Fome e pela Inclusão Social para dar uma resposta solidária a esta situação, com o foco em três eixos:

i) nas ações imediatas de enfrentamento à fome e de inclusão social,
ii) na incidência política para implementação de políticas públicas de maior alcance social e
iii) na formação e espiritualidade.

Informações de contato:

PAZ E PÃO – Rede de ações contra a fome

Vicariato para a Ação Social, Política e Ecumênica – Tel: (27) 99816-7881 – E-mail: [email protected]

A Arquidiocese de Vitória tem grande alcance, pois abrange 6 Áreas Pastorais (que alcançam 15 municípios), 90 Paróquias e 1022 Comunidades, além de várias pastorais, grupos de voluntários e comissões. Tem, portanto, muita capilaridade e proximidade das comunidades e dos seus fiéis, chegando aos mais diferentes territórios da região, sobretudo nas áreas de maior vulnerabilidade.

Ao instituir o Dia Mundial do Pobre, em 2016, o Papa Francisco convocou os cristãos a fixarem o olhar naqueles que estendem as mãos pedindo a nossa solidariedade, substituindo a cultura do descarte e do desperdício pela cultura do encontro. Francisco ensina que os pobres não são um problema, mas um meio para acolhermos e vivermos a essência do Evangelho, e que Cristo pede que “não amemos com palavras nem com a língua, mas com obras e com verdade”
(1 Jo 3,18).

Inspirado por essa convocação e compreendendo a realidade da fome em nossas paróquias e comunidades,
o Vicariato para a Ação Social, Política e Ecumênica propôs a realização de uma

Campanha Contra a Fome e pela Inclusão Social, neste momento lança a campanha de doadores permanentes contra a fome. Essa campanha pretende
ser permanente, pois a transformação dessa realidade é uma meta a ser alcançada a longo prazo, que não se limita apenas à coleta e distribuição de
alimentos, mas que promova a inclusão social.

Este projeto coaduna com a Campanha da Fraternidade 2020 (CF 2020), que tem como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e, como lema, “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34).
Tendo como referência a parábola do bom samaritano (Lucas 10, 25-37), a CF 2020 convida os cristãos a se colocarem a serviço da Vida, contemplando o mundo com os olhos de Jesus, para “acolher o grito que emerge das várias faces da pobreza e da agonia da criação” (DGAE,102). Estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

apontou que a desigualdade está crescendo no Brasil e registrou aumento persistente no segundo semestre de 2019.

Segundo o documento, enquanto a renda da metade mais pobre da população caiu cerca de 18%, somente o 1% mais rico teve quase 10% de aumento no poder de compra.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados no final de 2019 mostram que a extrema pobreza subiu no Brasil e já somava 13,5 milhões de miseráveis. Esse grupo, que sobrevive com 145 reais mensais, vem crescendo desde 2015, invertendo a curva descendente da miséria dos anos anteriores.
De 2014 para cá, 4,5 milhões de pessoas caíram para a extrema pobreza, passando a viver em condições miseráveis. O contingente é recorde em sete anos da série histórica do IBGE.

[...]enquanto a renda da metade mais pobre da população caiu cerca de 18%, somente o 1% mais rico teve quase 10% de aumento no poder de compra.

Notícias Paz e Pão

Anterior
Próximo

Chave pix: [email protected]

Banco Banestes
Ag. 104
Conta corrente: 32.054.793
Mitra Arquidiocesana de Vitoria
CNPJ: 27.054.162/0001-69

@pazepao

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por