Dom Andherson participa de Missões Populares

24 outubro, 2023

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Itaquari, realizou Missões Populares nas casas dos paroquianos no último domingo (22) com a presença do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória, Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza. Após mais de 10 anos sem serem realizadas e no Dia Mundial das Missões, que é celebrado pela igreja todos os anos no penúltimo domingo de outubro, diversos paroquianos participaram das visitas que aconteceram no território da comunidade São José Operário, em Alto Lage, das 14h às 17h.

Padre Vitor Cesar Zille Noronha, Administrador Paroquial, afirma que foi um momento de muita Graça de Deus, pois viveram, de fato, a dimensão essencial da igreja que é ser: missão, igreja em saída, mais próxima, igreja que visita, que se faz misericórdia e que se faz irmã: “Foi uma oportunidade muito grande de viver a Fé de modo mais intenso. Visitamos as casas das famílias, das pessoas, inclusive de pessoas doentes, acamadas, a quem levamos a unção dos enfermos. Então, ser de fato, esse estímulo na vida das pessoas abatidas seja pela depressão, por sofrimentos psíquicos, espirituais, seja pela doença física, seja pelo desânimo. É muito bom a gente ser presença misericordiosa, missionária de Jesus na vida das pessoas”.

O sacerdote destacou a grande alegria de terem a presença ativa do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória, visitando as casas. “Eu percebi também que o povo ficava lisonjeado com a presença do Bispo em suas casas e essa gratidão das pessoas me tocou muitíssimo”. Padre Vitor também conta que durante as visitas, Dom Andherson relatava que como leigo, seminarista e como padre muitas vezes ele fez missões populares, mas esta foi a primeira oportunidade – desde que foi sagrado Bispo – de fazer missão popular em uma paróquia.

Dom Andherson considerou esta experiência muito rica e cheia de significado, visto que toda a paróquia estava envolvida e percorrendo as ruas da comunidade São José Operário. “A minha experiência de missões populares remonta ao seminário e depois durante o tempo em que estive nas paróquias por onde passei. A missão, segundo São Paulo é a expressão da maturidade da fé, sendo assim, a compreensão de sermos missão de Deus, formados e enviados por Seu Filho como anunciadores do Evangelho deve nos aquecer o coração e nos levar a caminhar ao encontro dos irmãos e irmãs como bem nos propõe o ano vocacional e o mês missionário”.

Ainda relembrando o lema para o seu serviço episcopal “Ide fazei discípulos todas as nações (Mt 28,19)” Dom Andherson reforça que marca a compreensão do ministério que acolheu em nome da Igreja: “Assim sendo, a experiência que vivenciamos neste domingo foi a de ir ao encontro dos irmãos e irmãs, movidos pela Alegria do Evangelho. Nas casas onde estivemos fomos acolhidos com generosidade e ao sairmos delas, digo com certeza, recebemos muitos mais do que pudemos oferecer.  Voltamos para a comunidade partilhando a experiência e com os corações confirmados e animados para a missão”.

Ao fim das visitas foi realizada a Santa Missa pelo Dia Mundial das Missões e encerrando o momento. Dentro das atividades pelo Mês Missionário a paróquia Sagrado Coração de Jesus, também realizou no dia 17 de outubro uma formação missionária e no dia 20 os paroquianos receberam a visita de Dom Santiago Sanchez, Bispo de Lábrea que falou um pouco das vivências como missionário e a importância de todos serem missionários.

Veja alguns registros:

Compartilhe:

VÍDEOS

quarta-feira 22 maio
quinta-feira 23 maio
sábado 25 maio
segunda-feira 27 maio
Nenhum evento encontrado!

Facebook