Dom Geraldo Lyrio, fruto do Seminário!

14 março, 2022

Hoje, dia 14, celebramos o aniversário natalício de Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo Emérito de Mariana-MG e fruto de nosso Seminário Arquidiocesano.

Dom Geraldo ingressou em nosso Seminário no ano de 1954, onde realizou o Colegial, no Colégio Salesiano. Cursou Filosofia, em 1960 no Seminário Provincial do Coração Eucarístico de Jesus, em Belo Horizonte e licenciou-se na mesma área na Faculdade Dom Bosco, de São João del Rei-MG. No ano de 1963, em Roma, se tornou mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino e cursou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Ademais é especialista em Liturgia pelo Pontifício Instituto Santo Anselmo. No dia 15 de agosto de 1967 foi ordenado presbítero em Fundão, sua terra natal.

Expressiva parte do crescimento e desenvolvimento do Seminário deve-se ao desempenho do Reitor, então Padre Geraldo Lyrio Rocha que dedicou com muito amor e carinho 16 anos de seu ministério presbiteral a serviço da formação dos seminaristas e ao trabalho da Pastoral Vocacional em nossa Arquidiocese.

Pe. Geraldo deixou definitivamente a reitoria em dezembro de 1963. Em fevereiro de 1984, retornou para Roma com o propósito de doutorar-se em Filosofia. Mas aos 14 dias do mês de março de 1984 foi eleito bispo pelo Papa João Paulo II, recebendo a notícia de D. João da Motta e Albuquerque no Colégio Pio Brasileiro.

Sua ordenação episcopal aconteceu em 31 de maio de 1984 na Catedral de Vitória presidida por D. Silvestre Scandian (Arcebispo de Vitória), D. Arnaldo Ribeiro (então Bispo Auxiliar de Belo Horizonte) e D. Frei Florentino Zabalza Ituri (Bispo da Prelazia de Lábrea, no Amazonas). Alegremente os seminaristas e formadores do Seminário participaram deste momento. A primeira Missa como Bispo celebrada no Seminário, fora no dia 1º de Junho.

Além de ser ex-aluno do Seminário em uma das primeiras turmas, Dom Geraldo (à época ainda pertencente ao clero de Vitória-ES) foi Reitor de nossa Casa em dois mandatos: entre os anos 1970-1976 e 1978-1983.

Em sua trajetória episcopal, Dom Geraldo é considerado baluarte do Bispado brasileiro, exercendo o pastoreio de variadas Dioceses no Brasil, tendo também ocupado cargos na CNBB e no CELAM.

Louvamos ao Senhor pela vida e vocação deste homem de Deus. Parabéns Dom Geraldo! Ad multos annos!

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 18 maio
quinta-feira 19 maio
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por